A poucas horas do final do prazo estabelecido pela Alesc para a apresentação de emendas nos projetos referentes ao programa de bolsas do Universidade Gratuita, há uma enxurrada de propostas já sugeridas pelos deputados. Até por volta de 18h15min desta quinta-feira (22), eram 126 emendas.
O número é bem superior ao que tradicionalmente os parlamentares propõem em projetos na Assembleia. Em termos de comparação, na Reforma Administrativa do governo Jorginho Mello foram em torno de 25.
Dentre as emendas propostas no Universidade Gratuita está sugestões dos deputados que mexem com pontos centrais das bolsas. Alguns dos textos, por exemplo, alteram o percentual destinado às instituições comunitárias e particulares, que o governo propôs ser 80/20.
Há também emendas que mexem nas condições de tempo para que os alunos residam em SC e também sobre a discussão relativa à segunda graduação.O prazo de emendas termina às 23h59min desta quinta-feira. Na próxima segunda-feira, os deputados líderes de blocos partidários se reúnem para fechar questão sobre o projeto e encaminhar uma proposta de consenso ao governo Jorginho.