Foram poucos meses até os primeiros resultados da inteligência artificial em fotos e singelas ilustrações até o seu uso por alguns dos maiores artistas do planeta. Nesta quinta-feira (6), tivemos mais um passo nessa direção quando o filho de Elis Regina aprovou o uso de um “deepfake” da mãe em um comercial de TV.
O produtor João Marcello Bôscoli comentou a propaganda que uniu sua irmã, a cantora Maria Rita, com uma versão IA da mãe cantando juntas o clássico “Como Nossos Pais”, 41 anos após a morte de Elis.
Ele afirmou que respeita a opinião de quem não gostou do comercial, mas que considera “extremamente positiva” a utilização de novas tecnologias para trazer à tona a obra de Elis Regina:
A inteligência artificial é como um dia foi a televisão. Num primeiro momento, pode deixar a gente sem saber direito o que é, mas aos poucos vai entrando no nosso dia a dia, queiramos ou não.
Tenho usado bastante a inteligência artificial na restauração do acervo de minha mãe, pegando fitas analógicas, e para isso esse recurso é extremamente útil. Não para substituir o trabalho humano, mas para fazer coisas que a gente não conseguiria fazer.João Marcello Bôscoli disse ainda que não descarta a possibilidade de usar o deepfake – tecnologia de aprendizado que permite manipular vídeos e áudios – para levar uma Elis Regina em 3D para os palcos.
Vale lembrar que, no post em que anunciou a participação na propaganda da Volskswagen, Maria Rita também aprovou o uso de IA com a imagem de sua mãe, dizendo que “realizou um sonho”.