30% não comparecem - 21/07/2023 10:55

Governo quer retirar pacientes faltosos da fila de cirurgias eletivas em SC

Segundo a Federação dos Hospitais (Fehoesc), 30% dos pacientes não comparecem à cirurgia
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

A secretária da Saúde (SC),  Carmen Zanotto, defende a mudança na regra da fila de espera por cirurgias eletivas. Atualmente, a norma estabelece que o paciente só pode ser retirado da lista após ter sido procurado três vezes, e assinar um documento de que não quer fazer mais o procedimento. A intenção é encurtar esse processo e não depender da procura por três oportunidades, abrindo espaço para o próximo da fila.

A medida, explica a secretária, seria importante para fazer a fila andar mais rápido. Segundo a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de SC (FEHOESC), 30% dos pacientes não comparecem no dia da cirurgia.

Quando um paciente falta à cirurgia o efeito é ruim para todos: o hospital se prepara e reserva centro cirúrgico e equipe para um espaço específico, que fica ocioso, perde-se tempo, dinheiro, e a fila demora mais para andar.

Culpa

Não é correto culpar o paciente pela fila de mais de 60 mil pessoas por cirurgia eletiva, mas ele também, tem a sua responsabilidade. Cabe avisar se não for, atualizar seu cadastro e se preparar adequadamente. As secretarias de saúde precisam melhorar a busca ativa, a interface entre Estado e municípios e disponibilizar os exames preparatórios em tempo hábil. Essa fila enorme não é culpa do paciente, foi a ineficiência histórica do Estado que deixou chegar a esta condição. Para mudar a norma da fila de espera é preciso que o tema seja discutido no Conselho de Saúde.

Fonte: NSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...