O governo federal publicou no fim da tarde desta quarta-feira (10) o edital do CNU (Concurso Nacional Unificado) — popularmente conhecido como “Enem dos Concursos”. Ao todo, serão ofertadas 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal. As provas serão aplicadas no dia 5 de maio.
Há oito editais ao todo, que podem ser acessados neste link, com cerca de 80 páginas em cada documento. Cada edital é destinado para um bloco específico. Os candidatos deverão escolher apenas um bloco no momento da inscrição, podendo assim concorrer aos diversos cargos reservados.
Confira a divisão:
Conforme o edital do CNU, os seguintes blocos e vagas estão previstos:
Bloco 1 – Administração e Finanças Públicas (727 vagas)
Bloco 2 – Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação (597 vagas)
Bloco 3 – Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário (530 vagas)
Bloco 4 – Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (971 vagas)
Bloco 5 – Políticas Sociais, Justiça e Saúde (1016 vagas)
Bloco 6 – Trabalho e Previdência (359 vagas)
Bloco 7 – Dados, Tecnologia e Informação (1748 vagas)
Bloco 8 – Nível Intermediário (692 vagas)
A inclusão foi realizada para permitir que toda a população brasileira esteja a uma distância máxima de até 100 km dos locais de aplicação. Além de Blumenau, foram incluídos também as cidades Santos e Petrópolis, em São Paulo e no Rio de Janeiro – todos os locais constam no edital do CNU.
Assim, sobe para 220 o número de municípios em todo o Brasil que receberão o exame. Em Santa Catarina, oito municípios sediarão os exames: Blumenau, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e São José.
“A maior parte da população não consegue se deslocar até a Brasília, o que dificulta a participação”, reforça o governo federal.
Como acessar o edital do CNU?
- O edital do CNU pode ser acessado neste link.O que é o Concurso Nacional Unificado?
O CNU é uma iniciativa do MGI (Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Público) para ampliar o acesso às oportunidades de trabalho no setor público.O objetivo é organizar e democratizar as aplicações de concursos públicos, assim como superar as limitações geográficas e econômicas enfrentadas por muitos candidatos.
Como funciona o CNU?
Diferente do modo tradicional, onde cada órgão faz seu próprio edital, o CNU prevê uma única seleção para todas as instituições de forma simultânea, possibilitando que o candidato concorra a mais de uma vaga.Quando será a prova do CNU?
A prova será realizada no dia 5 de maio. Pela manhã, haverá uma prova objetiva comum a todos os candidatos, enquanto à tarde, haverá provas objetivas e dissertativas segmentadas por blocos temáticos.Como se inscrever no CNU?
Os interessados poderão se inscrever para o CNU entre 19 de janeiro e 9 de fevereiro, através do site da banca organizadora Fundação Cesgranrio.Durante a inscrição, cada candidato deverá escolher um bloco temático entre os oito disponíveis. Após a escolha do bloco, o candidato deverá indicar a carreira de preferência disponível dentro do bloco escolhido.
Esta segmentação do Concurso Nacional Unificado permite que o candidato concorra a mais de um cargo, desde que esteja no mesmo bloco temático em que se inscreveu.O que estudar para o Enem dos Concursos?
O MGI (Ministério da Gestão e Inovação) publicou o Guia Referencial para Concursos Públicos citando alguns conteúdos como parâmetro para iniciar os estudos.Dentre as matérias citadas estão língua portuguesa, raciocínio lógico, direito constitucional, direito administrativo, direitos humanos, informática e atualidades.
Além destas disciplinas, o MGI referenciou alguns temas cuja abordagem seria importante, como por exemplo realidade brasileira, conceitos de cidadania, participação e controle social.
MGI também destacou áreas como transparência e prestação de contas, políticas sociais aplicadas ao contexto brasileiro e inovações legislativas no ambiente virtual, como o Marco Civil da Internet.Quando sai o resultado do CNU?
A divulgação dos resultados preliminares está prevista para 3 de junho, e os resultados finais serão anunciados em 30 de julho. O processo de convocação para posse e cursos de formação começará em 5 de agosto.Concurso Nacional Unificado em Santa Catarina
Sete municípios de Santa Catarina devem sediar a prova do CNU no dia 5 de maio. As cidades selecionadas são Florianópolis, São José, Caçador, Chapecó, Criciúma, Joinville e Lages.