A campanha Abril Laranja traz luz ao debate sobre prevenção à crueldade animal, por meio da educação e conscientização pública. De acordo com a ONG Ame Bicho, nos últimos meses foi registrado um aumento significativo de animais nas ruas, muitos deles vítimas de abandono. “A ONG não tem como abrigá-los e muitos acabam sendo atropelados ou machucados em brigas com outros cães, tendo que a ONG socorrer, aumentando muito os gastos e as dívidas da entidade”, explicam.
A ONG pede que a população ajude a cuidar destes animais que estão nas ruas, oferecendo água e comida, pois acabam tornando-se cães comunitários. Além disso, é importante que todos ajudem a fiscalizar, avisando a Polícia Civil, Militar, Setor de Bem-Estar Animal ou a ONG, caso presenciem cenas de maus-tratos – nesse sentido, é importante destacar que maus-tratos é crime e abrange várias questões além do abandono, como falta de alimentação, limitação de espaço, mutilação, entre outros.
Caso alguém tenha interesse em adotar, pode entrar em contato com a entidade pelas redes sociais. A ONG possui cerca de 300 animais sob sua responsabilidade. Entretanto, vale lembrar que quem tem um animal sob sua custódia ou deseja ter, deve ter a responsabilidade de alimentar, fornecer água, proteger da chuva e do sol, não os manter amarrados ou em pequenos espaços que limitem a movimentação, ter a vacinação em dia e fornecer cuidados veterinários quando necessário. “A ONG não tem veterinário próprio, com isso não consegue arcar com custos de atendimento e tratamento para animais que tem dono. Vivemos na dependência de doações de dinheiro da comunidade, além de promoções que lançamos frequentemente”, afirmam. Atualmente o valor da dívida está em torno de R$ 30 mil e qualquer doação é bem-vinda.