O frio intenso chegou para ficar no Sul do Brasil e promete se estender ao longo deste mês. De acordo com o Metsul Meteorologia, a região deve enfrentar dias de temperaturas baixas que poderão se prolongar por até duas semanas.
Desde o fim de junho, o padrão da Oscilação Antártica tem influenciado diretamente o clima no Cone Sul da América, afetando países como Argentina, Uruguai e o Sul do Brasil. Esse padrão continuará durante um curto prazo, favorecendo a entrada de ar polar na região.
Na próxima semana, o ar frio se estenderá para outras áreas do Brasil, alcançando até mesmo a região amazônica. Especialistas indicam que a sequência de dias frios será marcada por sucessivos pulsos de ar polar. Entre os dias 12 e 14 de julho, está previsto um terceiro pulso de ar frio, que intensificará a queda de temperatura em diversas localidades.
Modelos meteorológicos apontam que as áreas de maior altitude do Sul do Brasil poderão registrar temperaturas tão baixas quanto -8ºC a -10ºC no dia 14 de julho. Os dias 13 e 14, segundo simulações, poderão ser especialmente gelados, com temperaturas abaixo de zero generalizadas.