Em 2023, Santa Catarina atingiu a cobertura de 74,35% do imunizante durante todo o ano, diz o Ministério da Saúde. Conforme Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), a vacina é a porta de entrada para o calendário de vacinação das crianças.
— Desde o início de 2023, uma série de ações vem sendo realizadas para reforçar a cultura de vacinação no país, com destaque para a estratégia de microplanejamento, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que consiste em diversas atividades com foco na realidade local de cada estado e município — fala.
Vacina
O Ministério da Saúde recomenda que a dose seja aplicada o mais precocemente possível, logo após o nascimento em bebês com mais de dois quilos. Caso não seja possível a aplicação do imunizante ainda na maternidade , a vacinação deve ocorrer na primeira ida à Unidade Básica de Saúde (UBS).
Tuberculose
A tuberculose é transmitida pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, mais conhecida como bacilo de Koch. Além de atingir os pulmões, os ossos, rins e meninges também são afetados. Os principais sintomas são tosse – que pode conter sangue, falta de ar, dor no peito, fraqueza, perda de peso, febre e sudorese ao final do dia.