O dia da votação envolve grande segurança e logística, mas você já parou para pensar como é na prática o caminho do voto, desde a seção eleitoral até a divulgação dos resultados?
De acordo com informações do TSE, há várias etapas de auditoria para garantir a segurança do voto. Tudo começa com a impressão da “zerésima”, a prova de que não há nenhum voto dentro da urna.
Às 8h, é iniciada a votação na seção eleitoral. Após a identificação, o eleitor digita os números dos candidatos escolhidos, verifica os dados e as fotos e clica no botão Confirma.
URNA ELETRÔNICA
O equipamento só funciona com softwares oficiais desenvolvidos pela Justiça Eleitoral. “A urna eletrônica não é um computador comum. Diferentemente dos computadores pessoais, o equipamento foi criado para exercer uma função bastante específica: coletar e apurar os votos de forma precisa, automática e extremamente confiável. Além disso, o aparelho também possui rigorosos requisitos de segurança que garantem a integridade, a autenticidade e a segurança de todos os dados processados”, destacam.
Em caso de falha, a Justiça Eleitoral possui mecanismos de contingência para garantir a continuidade da eleição. “Durante todo o dia de votação, os votos são registrados em duas memórias – uma interna e outra externa – que podem ser removidas, caso seja preciso substituir a urna”, afirmam. Assim, todos os votos são mantidos.
APÓS O FIM DA VOTAÇÃO
No infográfico a seguir, você acompanha o processo feito após o fim da votação. “Do registro dos votos até o resultado final, o processo é totalmente digital, criptografado e seguro”, finalizam.
Fonte: Assessoria de Comunicação do TRE/SC