Na tarde da última terça-feira (3), deputados estaduais das Comissões de Agricultura e Educação se reuniram com a Secretaria Estadual de Educação (SED) em Florianópolis para discutir o impasse sobre relatos de fechamento das Casas Familiares Rurais (CFR) em Santa Catarina.
Segundo a deputada Luciane Carminatti (PT/SC) e o deputado Altair Silva (PP/SC), integrantes das Comissões de Educação e Agricultura no parlamento, as matrículas e rematrículas nas CFRs estão asseguradas. "Nenhuma casa vai fechar", afirmou Luciane Carminatti. A deputada também informou que a SED deverá comunicar oficialmente as CFRs sobre a realização das matrículas entre os dias 9 e 10 de dezembro. Altair Silva destacou a importância da manutenção das casas para a educação no campo, lembrando que essa medida beneficia centenas de famílias rurais em Santa Catarina.
A partir de 2025, será discutida a inserção da EPAGRI nas atividades das CFRs. Nossa equipe aguarda uma nova Nota Oficial do Governo Estadual sobre o tema.
Em entrevista, Alison Ivonei Hoss, presidente da Associação da Casa Familiar Rural de Saudades, garantiu que o trabalho da CFR de Saudades será mantido. Desta forma, os alunos da instituição não tem obrigatoriedade de realizar transferência para a CFR de Modelo.
Entenda o caso
Durante o projeto Alesc Itinerante, uma comitiva de Saudades trouxe informações sobre o indicativo de fechamento da CFR local e a possível suspensão de novas matrículas em outras casas a partir de 2025. Esse cenário gerou uma mobilização entre a comunidade e os parlamentares, visando garantir a continuidade das CFRs e o recebimento de matrículas.