
A pista do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso foi reaberta na manhã desta terça-feira, dia 1º, em Chapecó, para pousos e decolagens, informou a Voe Xap, administradora do aeroporto, por meio das redes sociais. Em nota, a empresa disse que a remoção da aeronave foi concluída por volta das 9 horas.
“Com a operação finalizada, o aeroporto já retomou as operações normalmente. Orientamos os passageiros com voos agendados a entrarem em contato diretamente com as suas companhias aéreas para mais detalhes sobre as suas viagens”, diz a Voe Xap.
O avião da Latam saiu da pista durante a aterrissagem na noite de segunda-feira, dia 31. A aeronave partiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, com destino a Chapecó, onde pousou às 19h37.
Passageiros que estavam no avião registraram os momentos de tensão. Eles relataram que antes do pouso, a aeronave chegou a se aproximar do aeroporto, mas a pista foi fechada, obrigando o piloto a retornar. Cerca de 10 minutos depois, a tripulação informou que faria uma nova tentativa de pouso. Ainda conforme os passageiros, cerca de 15 minutos depois, o avião retornou para tentar novamente a manobra.
Após o pouso, o avião percorreu toda a extensão da pista e parou em um gramado, depois do limite do asfalto. Alguns passageiros classificaram o pouso como "forçado", já que havia grande quantidade de água na pista devido às chuvas na região.
Equipes de atendimento de emergência foram acionadas para prestar apoio aos 107 passageiros e 5 tripulantes. Todos desembarcaram depois de aproximadamente uma hora, em segurança, segundo a Latam.