O Banco Central anunciou novas funcionalidades para o Pix, trazendo mais segurança e conveniência para consumidores e empresas. Entre as novidades, estão o parcelado, que funcionará como um cartão de crédito, e a possibilidade de contestar transações diretamente no aplicativo do banco. Algumas dessas mudanças já estão em vigor, enquanto outras serão lançadas nos próximos meses.
Pix Parcelado e mais segurança nas transações
Desde 1º de abril, os comprovantes de pagamento ganharam uma nova diferenciação para evitar golpes. Agora, pagamentos concluídos exibem um ícone de check, enquanto os agendados aparecem com o termo “Agendamento Pix” e um ícone de calendário.A partir de setembro, entra em operação o Pix Parcelado, permitindo que os usuários dividam pagamentos e transferências em várias parcelas, semelhante ao uso de um cartão de crédito. Apesar disso, o recebedor continuará recebendo o valor integralmente e de forma instantânea.
Outra novidade prevista para outubro é a criação de um sistema de contestação digital, facilitando o pedido de devolução de valores em casos de fraude, golpe ou crime.
O recurso estará disponível nos aplicativos dos bancos, permitindo que os clientes acompanhem o status do pedido. No entanto, ele não poderá ser utilizado para erros de pagamento ou desacordos comerciais.
Pix como garantia de crédito
O Banco Central também revelou que está desenvolvendo uma funcionalidade para que empresas possam usar recebíveis via Pix como garantia para obtenção de empréstimos com juros menores.Esse recurso, chamado Pix Garantido, deve ser lançado apenas em 2026 e será voltado para negócios que utilizam o Pix regularmente.
Com essas mudanças, o sistema de pagamentos instantâneos do Brasil se torna ainda mais robusto, oferecendo novas possibilidades para consumidores e empresas, além de reforçar a segurança das transações.