A intenção de compras para o Dia das Mães teve uma alta expressiva neste ano em Santa Catarina. Uma pesquisa conduzida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) aponta que os catarinenses devem gastar, em média, R$ 307,60 em presentes na data, historicamente a segunda mais importante para o setor do comércio em todo o país. Trata-se de um crescimento nominal de 28% comparado ao ano passado.
Para o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, o aumento da intenção de gastos é uma notícia positiva em meio a um cenário econômico desafiador. Apesar disso, o levantamento da federação indica que 45,1% dos consumidores afirmam que a situação econômica melhorou em relação ao ano anterior, uma alta de 5,3 pontos percentuais sobre 2024. A pesquisa ouviu 2,1 mil pessoas entre os dias 14 e 28 de abril.
Outro fator positivo é que a intenção de consumo das famílias catarinenses cresceu 1,2% em abril, o terceiro maior crescimento do país, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC).“A economia de Santa Catarina tem dados sinais recorrentes de resiliência, mesmo em meio a um cenário nacional complexo. O lado bom de tudo isso é que o catarinense está mais disposto a dar bons presentes para as mães”, afirma Dagnoni.
Vestuário e cosméticosEntre os itens preferidos como presente destacam-se os de vestuário, com 28% das preferências, e os de perfumes e cosméticos, com 25%. Em seguida, aparecem calçados e bolsas (15%), flores (8%) e eletrodomésticos (4%). Os demais itens somam aproximadamente 20%.
Em relação ao Dia das Mães propriamente dito, que neste será em 11 de maio, 41% afirmam que irão a um almoço ou jantar na casa de familiares, enquanto 16% afirmam que levarão a mãe a um restaurante. Outros 38% afirmam que não irão a celebrações específicas.
Compras na véspera e pagamento
Os consumidores também foram questionados a respeito do período da compra dos presentes. A maior parte dos consumidores catarinenses (51,3%) ainda opta por realizar as compras na semana da data comemorativa, mantendo a tendência de anos anteriores, com um aumento em relação aos 50,1% registrados em 2024.
A véspera da data também continua sendo uma opção relevante para 18,2% dos consumidores, mantendo-se estável em relação ao ano anterior. A proporção de compras feitas até duas semanas antes aumentou, chegando a 19,1% em 2025, o que reflete uma leve mudança nos comportamentos de compra.
Em 2025, a maioria dos consumidores catarinenses (86%) ainda prefere pagar à vista, percentual que se mantém praticamente estável em relação ao ano anterior (86,7%). O pagamento parcelado é a opção de 13,1% dos consumidores, ligeiramente superior aos 12% de 2024, refletindo uma pequena retomada no uso de parcelamentos.
Florianópolis se destaca
Florianópolis lidera o crescimento da intenção de compras para o Dia das Mães em Santa Catarina, com alta de 109,3% em relação a 2024. Também se destacam Blumenau (+35,2%) e Criciúma (+33,2%). Joinville (+13,3%) e Chapecó (+5,5%) também mostraram aumento real, embora mais moderado. Já Itajaí (–2,9%) e Lages (–8,6%) foram as únicas cidades com queda na comparação com o Dia das Mães do ano passado.