
Foto: Criatian Lösch / WH Comunicações

Foto: Criatian Lösch / WH Comunicações
Um temporal com ventos fortes e chuva intensa atingiu a comunidade de Linha Canela Gaúcha, no interior de São Miguel do Oeste, na tarde desta sexta-feira (9). O fenômeno, que durou cerca de cinco minutos, causou danos materiais e assustou moradores da localidade.
Iraci Klein, de 75 anos, vive na comunidade há mais de cinco décadas e descreveu o momento como um dos mais assustadores de sua vida.
— Foi o primeiro susto em 53 anos. E foi feio esse. Eu pensei que era o fim de tudo. Comecei a tremer, comecei a rezar. O barulho era muito forte. Quando vi, o telhado da casinha do vizinho voou. Achei que a nossa também ia junto — relatou.
Apesar do susto, a residência do casal Iraci e Flávio não foi atingida. Os maiores prejuízos foram registrados na parte externa do imóvel: duas árvores de grande porte, com mais de 40 anos, foram derrubadas pela força do vento. Além disso, plantas e pequenas estruturas também foram danificadas.
Nos fundos da casa, uma moradia simples construída por um casal de trabalhadores rurais foi destelhada, e os móveis, colchões e utensílios domésticos ficaram encharcados.
— Eles trabalham por dia, juntaram dinheiro para levantar a casinha… agora molhou tudo lá dentro — lamentou Iraci.
A Defesa Civil de Santa Catarina havia emitido um alerta sobre a possibilidade de temporais, com risco de ventos fortes e granizo, o que se confirmou em diferentes localidades do município. Até o momento, não há registro de feridos.
Imagens feitas no local mostram árvores arrancadas pela raiz, estruturas danificadas e os rastros deixados pela força do vendaval.