
Representantes de 27 municípios estarão reunidos nesta quinta-feira (15), em Pinhalzinho, no Oeste catarinense, para discutir o fortalecimento do turismo regional durante o 3º Fórum de Turismo da Instância de Governança Regional (IGR) Vale das Águas.
O evento, que ocorrerá das 8h às 18h no Auditório do Pavilhão 1 da Itaipu Rural Show, tem como objetivo impulsionar o setor turístico, promover a troca de experiências e incentivar o desenvolvimento econômico da região.
A programação começa com um café da manhã de boas-vindas e segue com palestras e oficinas. Entre os destaques está a palestra do vice-prefeito e secretário de Turismo de Bombinhas, José Antônio Olímpia, que abordará “Boas Práticas de Gestão Pública”. À tarde, Aline Miranda, coordenadora estadual de Turismo do Sebrae/SC, apresenta o projeto “Viva Santa Catarina”, que trabalha o turismo de experiência. O encerramento contará com a palestra e oficina do Guia Manezinho, Rodrigo Leitis Stüpp, reconhecido como um dos Top 100 pela Embratur.
Além das palestras, serão apresentados três cases de sucesso que mostram como o turismo vem transformando realidades locais. Em Formosa do Sul, a Área de Lazer Chico Mendes surgiu como alternativa ao êxodo rural e oferece chalés, tirolesa, trilhas, museu e outras atrações, tudo idealizado e gerido por jovens. Em Nova Erechim, o MiranteSol Nascente oferece experiências de contemplação, com vista privilegiada para o nascer do sol sobre dez municípios. Já em Quilombo, o Refúgio das Quedas foi criado por Daiane Conci durante a pandemia, em homenagem ao pai falecido, e hoje oferece hospedagem em meio à natureza, próximo às quedas do Rio Chapecó.
“Essa é uma oportunidade para que os gestores públicos, da iniciativa privada e empreendedores acompanhem a evolução dos atrativos turísticos e possam somar forças para o crescimento, além de ampliarem a representatividade do setor”, destaca a presidente da IGR Vale das Águas, Silmara Bratz.
Segundo ela, o fórum é uma ação estratégica que visa gerar renda, visibilidade e desenvolvimento sustentável para os municípios do Oeste catarinense.
O evento conta com o apoio do Sebrae, Senac, Sicoob, Sicredi, Cooper Itaipu, Grupo Dass e MKA Consultoria.