

Santa Catarina atingiu uma marca impressionante com a exportação de 69,2 mil toneladas de carne suína e a geração de uma receita histórica de R$ 4,9 bilhões, aproximadamente US$ 904,1 milhões, segundo a cotação atual, neste primeiro semestre de 2025.
Conforme a SAR (Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina), este é o melhor resultado do estado, em termos de volume de exportação e receita, desde 1997.
A alta no número de exportações catarinenses decorre da grande demanda do produto nacional por países asiáticos como Japão, China e Filipinas.
Segundo dados do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) e sistematizados pelo Epagri/Cepa (Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola), o Japão foi o principal parceiro comercial, gerando um crescimento de 58,1% nas receitas em relação ao primeiro semestre de 2024.
“O estado foi responsável por mais de 53% das receitas nacionais com exportação de carne suína no período”, diz secretário Carlos Chiodini.
O governador de Santa Catarina destacou o rigoroso controle sanitário dos produtos exportados e ressaltou ampliar ainda mais a exportação.
“Nosso potencial é enorme, e recentemente no Japão, reforcei o pedido para a exportação de carne bovina catarinense para eles. Estamos prontos para dar mais esse passo”, afirmou o governador.
Já o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Chiodini ressaltou a importância econômica das exportações de carne suína no cenário nacional.
“O estado foi responsável por mais de 53% das receitas nacionais com exportação de carne suína no período, esse recorde é reflexo da expansão e diversificação de produtos e mercados”, destacou o secretário.