SÃO MIGUEL DO OESTE - 17/07/2025 14:41

VÍDEO: Vigilância Sanitária alerta para riscos de alimentos impróprios após apreensão de 300 kg em supermercado

Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste e Cidasc recolheram produtos vencidos e carne de abate clandestino. Órgãos orientam consumidores a denunciar e empresários a seguir normas sanitárias.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Secretaria Adjunta de Saúde, Daniela Simon / Foto: Marcos de Lima / WH Comunicações 
A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste, por meio da Vigilância Sanitária e com apoio da Cidasc, apreendeu mais de 300 kg de alimentos impróprios para consumo em um supermercado da cidade nesta quarta-feira (16). A ação motivou a Vigilância Sanitária a reforçar as orientações para consumidores e empresários sobre os riscos à saúde.

Daniela Simon, secretária adjunta de Saúde, destacou em entrevista ao Grupo WH Comunicações que a Vigilância Sanitária está atenta a esse tipo de situação, realizando fiscalizações com frequência, mesmo quando não são noticiadas. (Assista o vídeo abaixo).

Riscos à Saúde e Importância da Fiscalização

Durante a fiscalização no supermercado, foram encontrados alimentos fora do prazo de validade e carne oriunda de abates clandestinos. Segundo Daniela, esses produtos podem conter patógenos causadores de intoxicações alimentares e parasitoses graves, como tuberculose e brucelose.

Ela reforçou que as fiscalizações são rotineiras e não têm como objetivo punir, mas sim orientar e manter a sanidade pública no município. A equipe é treinada para realizar análises de risco sanitário. Se houver riscos à população, os proprietários são notificados e orientados. Em casos onde as determinações não podem ser corrigidas, o estabelecimento ou local é interditado.

Orientações para Consumidores e Empresários

Daniela Simon orienta que, se o consumidor identificar irregularidades, deve procurar a Secretaria de Saúde, a Vigilância Sanitária (através do site da prefeitura ou na recepção do setor de protocolos) para realizar a denúncia, ou ainda presencialmente na Secretaria de Saúde.

Aos empresários, a orientação é clara:

Sempre verificar as datas de validade dos produtos.

Jamais comercializar produtos sem inspeção e sem os registros no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) ou na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Manter a higiene e limpeza dos espaços.

Em caso de dúvidas, os empresários podem acionar a Vigilância Sanitária pelo telefone 3631-2077, onde os fiscais estarão disponíveis para tirar dúvidas e oferecer auxílio.

Assista:


Fonte: Marcos de Lima / Rádio 103 FM
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...