CONFIRA A PROGRAMAÇÃO - 08/08/2025 15:03 (atualizado em 08/08/2025 15:39)

MOVIMENTO LILÁS: Mobilização promove ações de prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher em Maravilha e região

Iniciativa reúne sociedade civil, poder público e privado em uma agenda pautada por práticas que incentivam a comunidade a dar um basta na violência doméstica e familiar
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Diariamente, ao menos quatro mulheres foram mortas vítimas de feminicídio. Por hora, mais de 29 mulheres foram agredidas no contexto da violência doméstica. Estas médias foram contabilizadas durante o ano de 2024 no Brasil, de acordo com dados revelados na última edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. São números que ilustram um cenário perverso e que reflete a urgência da sociedade, como um todo, assumir uma postura de enfrentamento e não aceitação da violência contra mulher.

Foto: Divulgação/Movimento Lilás

Em Maravilha e municípios da região, uma grande mobilização coletiva está em curso. A partir do conceito “Maravilha é viver sem violência. Proteja quem você ama.”, o Movimento Lilás realiza um cronograma intenso de ações durante o mês de agosto, a partir da integração entre sociedade civil, poder público e privado. A iniciativa engloba uma série de intervenções, como eventos em espaços públicos, palestras, campanhas junto às empresas, capacitações, ações no âmbito da conscientização e prevenção, atividades em escolas, novas proposições na legislação, distribuição de materiais e a divulgação dos serviços oferecidos pela rede de apoio. 

As atividades estão sendo promovidas através de parcerias com instituições, como a Administração Municipal de Maravilha, Defensoria Pública, Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Maravilha, TJSC, MPSC, Subseção da OAB em Maravilha, PMSC, PCSC, Polícia Penal de Santa Catarina, CDL e Associação Empresarial de Maravilha. Além disso, o movimento está se expandindo, inspirando e engajando ações em municípios que integram a jurisdição do Fórum da Comarca de Maravilha: Iraceminha, Santa Terezinha do Progresso, São Miguel da Boa Vista, Tigrinhos e Flor do Sertão.

Para a Drª. Lisiane Beatriz Wickert, Defensora Pública do Núcleo Regional de Maravilha, o objetivo em integrar este movimento é contribuir para despertar a consciência coletiva sobre a urgência do enfrentamento dessa forma de violação de direitos humanos. “Maravilha é viver sem violência não é apenas um slogan ou uma campanha pontual, mas sim a expressão de um projeto contínuo de transformação social. O enfrentamento à violência exige mais do que respostas repressivas imediatas: demanda um compromisso contínuo com políticas públicas de prevenção, ações educativas estruturadas e mecanismos eficazes de proteção e acolhimento às vítimas". 

Toda a comunidade está convidada a atuar nesta luta. Confira algumas datas e mobilizações que serão realizadas durante o mês de agosto.

Educação

Em Maravilha, todas as escolas, da rede pública e privada, foram convidadas a integrar o Movimento Lilás, através da realização de atividades temáticas com alunos e alunas. Representantes das instituições de ensino tiveram a oportunidade de participar de uma roda de conversa realizada no Fórum da Comarca de Maravilha para conhecer a proposta do Movimento e compartilhar ideias de trabalhos a serem desenvolvidos no ambiente escolar. 

As turmas da UNIVIDA também integram o cronograma. No dia 28, alunos e alunas irão participar de uma palestra temática ministrada no Fórum da Comarca de Maravilha.

Audiências de descumprimento de Medidas Protetivas

Uma força-tarefa realizada durante todo o mês de agosto no Fórum da Comarca de Maravilha promove a realização de audiências diárias referentes ao crime de descumprimento de Medidas Protetivas de Urgência (MPU), na esfera da violência doméstica e familiar. Apesar do alto volume de trabalho proposto pelo Poder Judiciário na Comarca de Maravilha, a iniciativa não irá esgotar toda a demanda existente na região, pois os números deste tipo de ocorrência seguem crescendo, mesmo diante da existência de pena de 2 a 5 anos de reclusão para este tipo de crime. 

Ainda em agosto, entre os dias 18 e 22, ocorrem atividades da Semana da Paz em Casa, onde a 2ª Vara da Comarca de Maravilha realizará pautas concentradas de processos que envolvem crimes sexuais e que envolvam violência contra a mulher, idoso, criança e adolescente. 

Palestras em empresas
Visando ampliar o alcance do debate acerca do papel da comunidade na prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, empresas abriram suas portas para receber palestras. Elas serão ministradas por representantes da Segurança Pública, Poder Judiciário, Defensoria Pública e OAB (Subseção Maravilha), com apoio de entidades empresariais de Maravilha.

Legislação
Tanto a Administração Municipal de Maravilha, quanto a Procuradoria Especial da Mulher na Câmara Municipal de Maravilha, estão submetendo junto ao Poder Legislativo importantes Projetos de Lei que visam contribuir com o fortalecimento de políticas públicas direcionadas às mulheres. Dentre as matérias propostas estão a oferta de aulas de defesa pessoal para mulheres, a criação do Conselho Municipal de Direitos da Mulher (COMDIM) e a instituição do Prêmio Mulher Empreendedora.

Vitrines temáticas
Entre os dias 20 e 31, empresas que aderiram ao Movimento Lilás exibirão vitrines temáticas em Maravilha. A campanha visa chamar atenção da população em diversos ambientes, estimulando o debate e visibilidade do tema.

Atendimento em situações de violência
Profissionais que atuam em diversas frentes de atendimento às situações de violência doméstica e familiar estão se reunindo para debater e aprimorar fluxos ligados ao acolhimento das vítimas e ações em relação aos agressores. 
Além disso, servidores passarão por capacitação para um olhar mais sensível acerca dos sinais de violência, no intuito de ampliar estratégias de proteção e prevenção. 

Programação de eventos em Maravilha e região

13/08 - Iraceminha: Procuradoria Especial da Mulher em parceria com o Poder Executivo do Município de Iraceminha - promove evento para debater o tema com a participação da sociedade local.

14/08 - Santa Terezinha do Progresso: Roda de conversa com representantes das instituições e servidores públicos.

25/08 - São Miguel da Boa Vista: Poder Legislativo irá instalar a Procuradoria Especial da Mulher em evento solene.

26/08 - Tigrinhos: Evento alusivo ao Agosto Lilás.

27/08 - Maravilha: Palestra com a Tenente-Coronel Naíma Huk Amarante às 19h no Lar de Convivência. O evento promovido em parceria com a Rede Catarina da PMSC é aberto para toda a comunidade e haverá transporte para moradores dos bairros Bela Vista, União, Centro (Rua Coberta), Kasper e Floresta.

30/08 - Maravilha: Evento em alusão ao Agosto Lilás no Espaço Criança Sorriso (Rua Coberta). A programação irá proporcionar momentos de cuidado com a saúde e bem-estar, espaço de escuta e acolhimento, intervenções artística, entre outras atividades que visam fortalecer e evidenciar a força das mulheres. Além disso, haverá ofertas de serviços para quem precisa obter segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito. 

A Administração Municipal de Maravilha irá disponibilizar roteiros de ônibus que irão passar por todas as comunidades do interior para ampliar a participação das mulheres neste importante evento de integração. Também haverá espaço com brinquedões para as crianças. 

Registro de uma das reuniões de planejamento do Movimento Lilás. Crédito: Divulgação
História do movimento

Diante do preocupante aumento da violência de gênero e dos profundos impactos que ela causa na sociedade, um grupo, formado principalmente por mulheres que trabalham no município de Maravilha, iniciou uma série de diálogos com o objetivo de promover ações concretas para romper com esse cenário. A urgência do tema mobilizou diversas pessoas e instituições dos municípios que integram a jurisdição do Fórum da Comarca de Maravilha. Dessa força coletiva nasceu o Movimento Lilás, que tem desenvolvido um trabalho engajado e aberto à novas contribuições. 

O slogan “Maravilha é viver sem violência. Proteja quem você ama.” traz consigo uma mensagem poderosa, convocando homens e mulheres a se unirem nessa luta. A identidade visual do Movimento Lilás possui uma marca, a qual é composta por uma mão que também forma uma borboleta, representando o basta no ciclo da violência - como quem rompe um casulo e abre suas asas para viver livre do medo e da opressão. Também foi criada uma conta no instagram @movimentolilas para compartilhar conteúdos que instigam o debate e para divulgar as ações promovidas. 

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Tamara Finardi/ O Líder/ WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...