Pesquisa inédita - 17/08/2025 10:48 (atualizado em 17/08/2025 10:58)

Por que 9 em cada 10 catarinenses se dizem felizes?

Pesquisa inédita aponta que a maioria da população está satisfeita com a vida em Santa Catarina e mostra por que os moradores do estado teriam um alto nível de felicidade
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Felicidade catarinense está relacionado aos familiares – Foto: Freepik

Um estudo inédito mapeou a identidade das pessoas que vivem em Santa Catarina e revelou que 90,3% da população se considera feliz vivendo no estado. O maior pilar para a felicidade foi identificada na base familiar.

Realizado pelo IPO (Instituto Pesquisas de Opinião) e divulgado pela Critério Resultado em Opinião Pública na segunda-feira (11), no salão Majestic Palace Hotel, em Florianópolis, o estudo “Catarinenses” ouviu 628 pessoas presencialmente em 34 municípios de 7 regiões do estado entre maio e junho.

Uma das pessoas entrevistadas explicou porque a família é a principal causa da sua felicidade: “Minha família é minha base, é ela que me motiva a dar o meu melhor”. Outra pessoa reforçou a mesma ideia: “Sem o apoio da família não tem como prosperar, não teria motivação. Eles me dão a motivação certa, não me colocam para baixo, me incentivam”.

A pesquisa identificou ainda que 95,4% dos moradores da Serra Catarinense são felizes, sendo a região de maior índice do estado. Já o Oeste tem o menor índice com 84,5%.

Uma das pessoas entrevistadas relatou que, somada a família, o trabalho também é responsável pela sua felicidade. “Estou trabalhando, estou com saúde, a maior parte da minha família está aqui e os que não estão já estão vindo”.

Outra pessoa também citou o trabalho como um dos pilares da sua satisfação: “O emprego porque eu trabalho com o que eu gosto. Estou muito satisfeita com o que eu faço. A minha família é o meu pilar, minha base. Meus pais me deram a melhor educação possível que eles poderiam e meus irmãos são tudo o que eu tenho”.

O estudo identifica os satisfeitos como as pessoas com visão positiva do momento atual e que projetam melhorias e crescimento pessoal. Em 67,8% dos casos foi identificado que famílias e amigos contribuem muito com a felicidade dos catarinenses.

Questionados sobre o desejo de seguir morando no estado, 90,8% sinalizaram que querem seguir morando em Santa Catarina. Aqueles que pensam em se mudar, a grande maioria sonha em ir para outros países, e não outro estado do país.

Giuliano Thaddeu, sócio-diretor da Critério em SC, afirma que foram identificados três perfis predominantes entre os moradores de Santa Catarina: os protetores, que querem avançar preservando; o viajante da manhã, otimista, mas atento a pontos de evolução; e o visionário, que busca mudanças mais profundas.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...