SAÚDE - 22/08/2025 17:05

Regiões Oeste e Litoral Norte de SC atingem 100% de ocupação em leitos de UTI adulto

A situação é crítica também em outras três regiões, que superam 95% de lotação. A Secretaria de Estado da Saúde afirma que o sistema funciona em rede para garantir atendimento a todos.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
HRTGB está com a UTI lotada / Foto: Marcos de Lima / WH Comunicações 
As regiões Oeste e Litoral Norte de Santa Catarina atingiram 100% de ocupação em seus leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos, não restando vagas disponíveis. Os dados são do Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do SUS (Cieges). No estado, a situação é preocupante em outras três regiões, que também registram alta lotação.

De acordo com o sistema, das 979 vagas de UTI adulto no estado, 936 estão ocupadas. O Norte catarinense, que atende 1,4 milhão de pessoas, tem apenas três leitos disponíveis. A Grande Florianópolis e o Sul também apresentam ocupação superior a 95%.

As regiões com menor lotação são a Serra Catarinense (80,7%), o Meio-Oeste (91,8%) e o Vale do Itajaí (94%).
Ocupação se deve a procedimentos especializados e sazonalidade

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) explica que a alta taxa de ocupação dos hospitais públicos é historicamente elevada, superando os 80%, devido à demanda por procedimentos especializados, cirurgias complexas e atendimentos emergenciais. A pasta também afirma que o aumento de casos de síndromes respiratórias graves, comum neste período do ano, contribui para a pressão sobre o sistema.

Para enfrentar a demanda, a SES informou que expandiu a rede SUS com a abertura de 291 novos leitos de terapia intensiva desde 2023, além de 59 leitos emergenciais para síndromes respiratórias graves.

O sistema de saúde catarinense opera em rede. Em caso de falta de leitos em um hospital, a Central de Regulação de Vagas encaminha o paciente para outras unidades, seja na mesma região, em outras localidades ou na rede privada.

Segundo o Painel de Leitos de UTI da SES, nesta sexta-feira (22), o estado tem 47 leitos de UTI adulto disponíveis, além de 64 neonatais e 76 pediátricos. As principais causas de internação em UTI para adultos são doenças respiratórias, cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

A Secretaria reforça que a vacina contra a gripe está disponível para toda a população, sendo uma ferramenta fundamental para prevenir casos graves de doenças respiratórias.


Fonte: Marcos de Lima / Rádio 103 FM
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...