BRASÍLIA - 26/08/2025 07:59

Lula, Bolsonaro e “careca do INSS”: CPI começa nesta terça com 910 requerimentos na fila

Comissão mista, com deputados e senadores, começa a votar convocações nesta terça-feira (25)
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
CPI foi instalada na última semana para investigar fraudes em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (Foto: Marcello Casal Jr, Agência Brasil)

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os desvios no INSS terá a primeira sessão nesta terça-feira (26), com uma pauta que já conta com 910 requerimentos à espera de análise. Entre os convocados estão os envolvidos, de alguma forma, no escândalo desmembrado pela Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) em abril. Jair Bolsonaro (PL), os ex-presidentes Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também podem ser convidados. As informações são do g1.

A comissão foi instalada na última semana para investigar fraudes em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social, estimadas pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU) em até R$ 6,3 bilhões. Os pedidos foram protocolados, mas ainda precisam ser votados pela maioria dos membros da CPMI para passar a valer.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) ainda fez requerimentos para convidar os ex-presidentes Dilma Rousseff, Michel Temer; e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Há pedidos para Jair Bolsonaro ser convocado.

Antônio Carlos Camilo Antunes, que ficou conhecido como “careca do INSS”, já teve 15 pedidos para ser ouvido pela CPMI e 14 convocações, quando há obrigatoriedade de participar e um convite, quando é facultado.

O ex-ministro do Trabalho e Previdência e também presidente do INSS, Ahmed Mohamad Oliveira Andrade, é o segundo nome com mais convocações solicitadas. Ele ocupou os cargos durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro sob o nome de José Carlos Oliveira. Ao todo, foram 13 pedidos de convocações para ouvir Ahmed.

Alexandre Stefanutto, aparece com 12 requerimentos de convocação e um de convite, feitos tanto por parlamentares da base quanto da oposição ao governo.

O ex-ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, é alvo de 11 pedidos de convocação, sendo um da senadora Leila Barros (PDT-DF), parlamentar do mesmo partido do ex-ministro.

Colegiado tem 32 membros titulares

O colegiado contará com 32 membros titulares (16 deputados e 16 senadores) e terá até seis meses de funcionamento, podendo ser prorrogado.

O esquema investigado, segundo a Polícia Federal, envolvia descontos mensais não autorizados em benefícios previdenciários. Associações e entidades ligadas ao setor teriam forjado cadastros para validar cobranças indevidas, sem ter capacidade de prestar serviços aos aposentados e pensionistas.

O relator Alfredo Gaspar (União-AL) afirmou que pode ampliar o escopo das investigações para fraudes em empréstimos consignados.

Veja quem compõe a CPI mista

Titulares

Senado (16):
Eduardo Braga (MDB-AM)
Renan Calheiros (MDB-AL)
Carlos Viana (Podemos-MG)
Styvenson Valentim (PSDB-RN)
Omar Aziz (PSD-AM)
Eliziane Gama (PSD-MA)
Cid Gomes (PSB-CE)
Jorge Seif (PL-SC)
Izalci Lucas (PL-DF)
Eduardo Girão (Novo-CE)
Rogério Carvalho (PT-SE)
Fabiano Contarato (PT-ES)
Leila Barros (PDT-DF)
Tereza Cristina (PP-MS)
Damares Alves (Republicanos-DF)
Dorinha Seabra (União-TO)

Câmara (16):
Coronel Chrisóstomo (PL-RO)
Coronel Fernanda (PL-MT)
Adriana Ventura (Novo-SP)
Paulo Pimenta (PT-RS)
Alencar Santana (PT-SP)
Sidney Leite (PSD-AM)
Ricardo Ayres (Republicanos-TO)
Romero Rodrigues (Podemos-PB)
Mário Heringer (PDT-MG)
Beto Pereira (PSDB-MS)
Bruno Farias (Avante-MG)
Marcel van Hattem (Novo-RS)
Alfredo Gaspar (União-AL)
Duarte Jr. (PSB-MA)
Rafael Brito (MDB-AL)
Julio Arcoverde (PP-PI)

Fonte: NSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...