
Foto: Divulgação
Nesta segunda-feira (08), o prefeito de Maravilha, Vinicius Ventura, concedeu entrevista à Líder FM para apresentar os encaminhamentos e articulações para o município após sua participação no Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC), realizado na última semana em Balneário Camboriú.
Reconhecido como um dos principais eventos municipalistas do estado, o COMAC reuniu gestores, representantes de entidades e autoridades estaduais. Durante o evento, Ventura representou Maravilha em diversas frentes: ministrou e participou de palestras, dialogou com representantes de outros municípios e do Governo do Estado, e participou da cerimônia de adesão ao programa habitacional Casa Catarina.
Casa Catarina: 30 novas moradias para Maravilha
O programa Casa Catarina, do Governo de Santa Catarina, tem como objetivo viabilizar a construção de unidades habitacionais com recursos estaduais, em parceria com os municípios. Entre as contrapartidas das prefeituras estão: disponibilização dos terrenos; realização da licitação, execução e fiscalização das obras; além da seleção das famílias beneficiadas, conforme critérios estabelecidos pelo próprio programa.
Maravilha foi oficialmente incluída no programa com a assinatura da portaria durante solenidade realizada no COMAC e já recebeu o manual com as orientações para cada etapa do processo. Com isso, o município está habilitado para iniciar os trâmites que resultarão na construção de 30 novas casas populares.
Quanto aos encaminhamentos para iniciar a etapa de abertura de licitação para as construções, o prefeito informou que está sendo avaliada a possibilidade de realizá-lo por meio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (CONDER), em parceria com municípios vizinhos.
Sobre a seleção das famílias que receberão as moradias, Ventura explicou que o procedimento seguirá as diretrizes do Governo do Estado. A população poderá acompanhar todas as etapas através dos canais oficiais da Prefeitura, além de obter informações através do setor de Habitação, localizado no Centro Administrativo. Sobre este tema, também pontuou que algumas casas irão atender a realocação de famílias para dar continuidade às obras das perimetrais na BR-282, em Maravilha.

Foto: Divulgação
Diálogo com a CASAN sobre segurança hídrica
Durante o congresso, Ventura também se reuniu com o presidente da CASAN, Edson Mortiz para tratar da segurança hídrica de Maravilha, especialmente diante dos desafios enfrentados durante os períodos de estiagem. Segundo o prefeito, foi discutida a proposta de construção de um grande lago de reserva de água, uma solução estratégica para mitigar os impactos da falta de chuvas. "Nosso rio é pequeno. Quando para de chover, também para de entrar água no ponto de captação. Não há uma reserva. Essa obra seria uma ação com visão de futuro", destacou Ventura.
Além disso, o prefeito afirmou que segue acompanhando, junto à CASAN, os problemas de abastecimento em áreas mais altas da cidade, como os bairros Jardim América I e II. “São situações que estamos sempre discutindo com a comunidade e com a empresa para buscar soluções”, reforçou.