cultura - 09/09/2025 08:37

Conselho Municipal de Política Cultural é definido em Maravilha

Órgão é formado por cinco representantes do poder público e cinco representantes da sociedade civil
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Divulgação/Município de Maravilha

Com o objetivo de fortalecer a cultura e ampliar a participação da comunidade no planejamento das ações culturais, o Município de Maravilha conta com o Conselho Municipal de Política Cultural. O órgão é de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, e tem como principal missão formular políticas e diretrizes para o Plano Municipal de Cultura, além de acompanhar sua execução. O Conselho busca garantir o direito de acesso aos bens e atividades culturais, incentivar a produção e preservação da memória histórica, social, artística e ambiental do município, além de atuar como elo entre a sociedade civil e o poder público.

A composição do Conselho é paritária, formada por 10 membros titulares: cinco representantes do poder público e cinco representantes da sociedade civil, contemplando diferentes áreas como patrimônio, expressões culturais, artes de espetáculo, audiovisual, literatura, moda, design e arquitetura. Cada representante conta também com um suplente.

Dessa forma, o Conselho se consolida como espaço democrático de diálogo, planejamento e fiscalização das políticas culturais, buscando ampliar oportunidades, apoiar iniciativas e assegurar que a cultura esteja acessível a toda população maravilhense.

A reunião e eleição que determinou os membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Maravilha ocorreu no Auditório do Centro de Cultura durante o dia 25 de agosto. Conheça os membros:

Representantes do Departamento de Cultura: Daiane Cristina Gohlke, Caroline Sobieski Sacardo e seus respectivos suplentes, Carlos Eduardo Rodrigues e Alice Terezinha Zardo.

Representantes da Secretaria de Educação e Cultura: Marizete Maihack Perondi e Marcos Antônio Martinelli Madalóz como seu suplente.

Representantes da Secretaria de Planejamento, Administração e Fazenda: Neiva Fatima Carnetter e Bruna Cristina Ceratto como suplente. 

Representantes da Secretaria de Assistência Social: Daniela Guettens e Margarette Schatz como sua suplente.

Representantes do Campo do Patrimônio Cultural: Fernando Brambila e Ordete Selig.

Representantes do Campo das Expressões Culturais: Fernando Rodrigues e Bernardo Barth 

Representantes do Campo das Artes de Espetáculo: Emerson Moraes e Dalvana Vanso 

Representantes do Campo do Audiovisual e Literatura: Alexsandro Schappo e Gustavo Kochann Deike

Representantes do Campo das Criações Funcionais: Bruna Bauermann e Marcos Host 

Além disso, também foi nomeada a Diretoria do Conselho Municipal de Política Cultural. Conselho este então, formado pelo Presidente Emerson Moraes e seu suplente, Fernando Rodrigues. E também a agora secretária, Daiane Gohlke e sua suplente Caroline Sacardo. 

Vale ressaltar que o mandato dos membros citados acima será de dois anos, tendo em vista que é permitido uma reeleição por igual período. O exercício da função de conselheiro é considerado de relevante interesse público, portanto, não é remunerado sob qualquer pretexto. 
Fonte: Município de Maravilha
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...