
Santa Catarina vive uma revolução em sua infraestrutura viária. Por meio do Programa Estrada Boa, o Governo do Estado já executa o maior pacote de obras rodoviárias de sua história.
Com mais de R$ 3,5 bilhões em investimentos, o programa contempla 100 obras espalhadas por todas as regiões catarinenses.
Em dois anos, os resultados já são visíveis. Segundo a Fetrancesc, em 2023, 73% das rodovias estaduais eram consideradas ruins ou péssimas. Agora, 80% da malha está classificada como ótima ou boa.
A meta do governo estadual é ainda mais ambiciosa, alcançando 100% da malha em condições regular a ótima até o fim do primeiro semestre de 2026.

O Programa Estrada Boa abrange desde obras de pavimentação e duplicação até restaurações e melhorias em acessos estratégicos. Os principais destaques por região incluem:
Litoral: Triplicação da SC-401, a mais movimentada do estado, com R$ 73 milhões em investimentos, e a obra de iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz, ícone turístico de Florianópolis;
Norte: Restauração da SC-477 (Canoinhas – Monte Castelo) e duplicação da SC-108 (Guaramirim – Massaranduba);
Vale do Itajaí: Pavimentação da SC-281 entre Ituporanga e Atalanta, além do novo trevo de acesso à SC-486 em Itajaí, na interseção com a BR-101;Planalto Serrano: Pavimentação da SC-370, incluindo o emblemático trecho da Serra do Corvo Branco, e ligação entre Rio Rufino e Urubici;
Sul: Acesso ao RS pela SC-290 (Serra do Faxinal) e os contornos viários de Criciúma e Cocal do Sul;Meio-Oeste: Restauração da SC-120 entre Curitibanos e Lebon Régis e melhorias na SC-452, conectando Fraiburgo à BR-470;
Oeste e Extremo Oeste: Destaque para a SC-283 entre Chapecó e Concórdia, a pavimentação da SC-350 (Abelardo Luz – Passos Maia), e obras de restauração nas SC-305 e SC-160.
Novo eixo logístico catarinense está entre os projetos
Uma das iniciativas mais ambiciosas do plano é a Via Mar, corredor rodoviário com 145 km de extensão, ligando Joinville à Grande Florianópolis.
A rodovia terá seis faixas de rolamento e será executada em modelo de parceria público-privada, com investimento estimado em R$ 7,5 bilhões.
O projeto promete ser um novo eixo logístico do estado, desafogando o tráfego no litoral norte e aumentando a competitividade dos portos catarinenses.
Tecnologia e sustentabilidade na engenharia rodoviária
O Estrada Boa também inova ao adotar tecnologias modernas que reduzem custos e impactos ambientais. Algumas das soluções incluem:
- Reciclagem a frio de pavimento, reutilizando o material da própria rodovia;
- Asfalto modificado com polímeros, mais resistente ao tráfego intenso;
- Uso de borracha de pneus reciclados no asfalto, com ganhos em sustentabilidade;
- Soluções avançadas de drenagem, especialmente em regiões de serra;
- Isopor (EPS) para aterros, aumentando a agilidade e economia das obras;
- Projetos modernos de segurança viária, com trevos otimizados, LED e sinalização inteligente.