A chegada da primavera, que começa às 15h19 desta segunda-feira (22), marcará uma mudança no tempo de Santa Catarina. Além do aumento da temperatura e da chuva em relação ao inverno, os catarinenses podem esperar uma alternância entre frio e calor nos próximos meses.
Segundo a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, as condições típicas da estação trarão um risco maior de temporais. Isso se deve ao retorno de chuvas mais frequentes e volumosas.
No 232º Fórum Climático Catarinense, foi apresentado que o resfriamento do Oceano Pacífico em outubro e novembro deve reduzir a ocorrência de chuva, com expectativa de volume abaixo da média, especialmente no Grande Oeste.
O meteorologista Piter Scheuer afirmou que as precipitações no Oeste devem ficar na média entre setembro e outubro, enquanto algumas cidades no Litoral Norte podem registrar números abaixo do esperado.
Durante a estação, episódios de tempo severo, com tornados e microexplosões, serão mais ativos e frequentes no Extremo Oeste e nas planícies próximas a Chapecó, aponta o meteorologista.
Ele também destaca que, a partir de novembro, podem ser observadas pancadas de chuva mal distribuídas, com trovoadas, semelhantes às de verão.
Em relação à temperatura, a tendência é que as tardes fiquem mais quentes que no inverno, enquanto as manhãs serão mais amenas. Tanto Scheuer quanto a apresentação do Fórum Climático ressaltam a possibilidade de episódios de frio fora de época.

