
O município de Barra Bonita, no Extremo-Oeste de Santa Catarina, decretou domingo (21) situação de emergência após o registro de um tornado. O fenômeno ocorreu no sábado (20) e deixou um rastro de destruição no município.
Imagens de drone revelam um trajeto marcado por telhados e árvores arrancados, postes de energia derrubados e plantações devastadas. Com a força do evento, uma casa foi arrastada para cima de um veículo. A estimativa da Defesa Civil de Barra Bonita é de que os ventos tenham ultrapassado 80 km/h.
Conforme o radar meteorológico de Chapecó, a região foi atingida por uma tempestade severa, que também provocou queda de granizo e estragos em São Miguel do Oeste.
O coordenador municipal, Eduardo Frederichs, pontua que as localidades de 13 de Maio, Cruz e Souza, Caçador Baixo e Alto Caçador estão entre as mais afetadas pelo temporal. Parte da área central do município também sofreu danos.
Tempestades atingiram outros municípios da região
Além do fenômeno, outros municípios registraram prejuízos causados por vendavais, alagamentos e queda de granizo. Conforme a Defesa Civil, cerca de 166 casas foram afetadas em 20 municípios do estado.Em Entre Rios, também no Oeste, ao menos 41 residências e propriedades rurais foram destelhadas. Já em Ipuaçu, Bom Jesus, São Lourenço do Oeste, Passos Maia, Marema e Xanxerê, os temporais provocaram quedas de árvores, destelhamentos e falta de energia elétrica.
No município de Maravilha, os alagamentos atingiram pontos já conhecidos por ocorrências semelhantes. Em alguns locais, a água chegou a invadir estabelecimentos comerciais, mas sem registros de danos graves.
Em Campos Novos, uma árvore caiu sobre um carro devido à força do vento. O motorista não se feriu, mas foi necessário acionar o Corpo de Bombeiros para a retirada dos galhos.
Já em Monte Carlo, rajadas intensas de vento, granizo e chuvas torrenciais durante a madrugada de segunda-feira deixaram oito casas destelhadas e causaram quedas de árvores.