GERAL - 22/09/2025 13:41

Chave Pix bloqueada? Entenda novo alerta do Banco Central para milhões de usuários

Alerta de chave Pix bloqueada chega para usuários com situação irregular na Receita Federal
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
ND + / Divulgação 
Usuários de Pix já começaram a receber notificações de bloqueio de suas chaves. A medida faz parte de uma regra do Banco Central, que determinou a exclusão de registros vinculados a CPFs ou CNPJs irregulares na Receita Federal.

Quando uma chave é bloqueada, o titular recebe aviso pelo aplicativo ou internet banking, com a explicação do motivo da suspensão. Já quem tenta transferir para uma chave inválida também é informado sobre a irregularidade.

Segundo o Banco Central, a medida busca aumentar a segurança do sistema e reduzir fraudes, impedindo que golpistas mantenham chaves com informações divergentes do cadastro da Receita Federal.

Quem será afetado

CPFs em situação suspensa, cancelada, nula ou de titular falecido;

CNPJs em situação suspensa, inapta, baixada ou nula.

O Banco Central estima que cerca de 1% das chaves Pix ativas — 8 milhões no total — serão impactadas. A maior parte é de registros com nomes digitados de forma incorreta (4,5 milhões) ou de usuários já falecidos (3,5 milhões).

Como regularizar a situação

O problema não está ligado ao pagamento de impostos, mas à identificação cadastral na Receita Federal. Para corrigir:

CPF:

Consultar situação no site da Receita;

Corrigir divergências em nome, data de nascimento ou título de eleitor;

Enviar documentos como RG, certidão de nascimento e comprovante de residência;

Aguardar atualização.

CNPJ:

Consultar situação no site da Receita;

Verificar pendências (declarações em atraso, débitos ou erros cadastrais);

Corrigir e enviar documentos solicitados;

Aguardar atualização.
Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...