
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) reforçou o atendimento a ocorrências neste domingo (21) e segunda-feira (22) devido às fortes chuvas, ventos e granizo que atingiram diversas regiões do estado.
Nesse período, foram registrados 151 atendimentos em 43 municípios, com a atuação de 81 bombeiros militares, 65 bombeiros comunitários e 56 viaturas. As principais ações envolveram cortes emergenciais de árvores, entrega de lonas para famílias atingidas e apoio a moradores que tiveram as casas destelhadas.
No Oeste Catarinense, o município de São Lourenço do Oeste foi um dos mais prejudicados. A 2ª Companhia atendeu 35 famílias, distribuiu cerca de 2.000 m² de lonas para coberturas provisórias e realizou duas desobstruções de rodovias, além de cortes de árvores.
Na região de Canoinhas e Três Barras, as equipes foram acionadas para ocorrências de queda de árvores na BR-280 e em estradas locais. Já em Rio Negrinho, o trem de socorro atendeu seis ocorrências quase simultâneas, incluindo destelhamentos, quedas de árvores e apoio à Celesc para resolver problemas com postes quebrados.
O CBMSC reforça que não é seguro fazer reparos em telhados durante os temporais devido ao risco de novos ventos e chuvas. Em caso de emergência, a orientação é ligar para o 193.