
Após cinco meses de suspensão, Santa Catarina voltará a exportar carne de frango para a União Europeia. A nova medida entra em vigor nesta terça-feira (23), e foi anunciada na segunda-feira (22).
O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) atribui a decisão europeia à negociação do ministro da pasta, Carlos Fávaro, com o comissário europeu de Saúde e Bem-Estar Animal, Olivér Várhelyi, que ocorreu em 4 de setembro.
As exportações foram suspensas em maio, quando um foco isolado de influenza aviária de alta patogenicidade, a gripe aviária, foi confirmado no Rio Grande do Sul. A medida afetou todo o país, que agora terá o retorno escalonado das exportações.
Com exceção do Rio Grande do Sul, todo o país estará liberado para exportar com data de produção a partir de 18 de setembro. Já o estado gaúcho poderá exportar a partir de 2 de outubro, exceto a produção em um raio de 10 km em torno da granja de foco, que retomará em 16 de outubro.
Ao programa SC No Ar, da NDTV Record, Ricardo Santim, presidente da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), aponta que uma missão da China está no Brasil para avaliar os controles sanitários em relação à gripe aviária.
“Os dois principais que ainda estavam fechados: Europa, que reabriu as importações, e a China, que esperamos logo uma resposta positiva. Após a missão que está ocorrendo, devemos ter um veredito”, afirma.
Setor de exportação de frango movimenta bilhões de doláres
O Mapa destaca que, de janeiro a agosto deste ano, as exportações de carne de frango para todos os mercados externos já alcançaram 3,28 milhões de toneladas, gerando US$ 6,15 bilhões em receita.
Segundo a ABPA, entre janeiro e maio deste ano, as exportações de carne de frango para a Europa chegaram a 125,3 mil toneladas, um volume 20,8% superior ao registrado no mesmo período em 2024. A receita foi de cerca de US$ 386,3 milhões, um saldo 38% maior em relação ao ano anterior.
A associação aponta que a oficialização da reabertura do mercado europeu cria a expectativa de que as exportações restabeleçam os números alcançados até a suspensão. Há ainda a possibilidade de aumento, devido à demanda reprimida nos últimos meses.