Presa Na Italia - 25/09/2025 16:25

Moraes determina desbloqueio de redes sociais de Carla Zambelli e familiares

STF restringiu as redes por entender que Zambelli propagou ódio e disseminou informações falsas; parlamentar está presa na Itália
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
A deputada Carla Zambelli no plenário da Câmara (Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (24) o desbloqueio dos perfis de Carla Zambelli e de seus familiares nas redes sociais.

As contas haviam sido bloqueadas em 4 de junho de 2025, poucos dias depois de a deputada fugir do Brasil para evitar o cumprimento da pena de 10 anos de prisão pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na época da condenação, o STF entendeu que Zambelli propagava discursos de ódio e informações falsas.

“No atual momento processual, entretanto, não há necessidade da manutenção dos bloqueios determinados nas redes sociais, devendo, somente, ser excluídas as postagens ilícitas que deram causa à decisão judicial”, escreveu Moraes.

Apesar do desbloqueio, o ministro fixou multa diária de R$ 20 mil caso Zambelli volte a publicar conteúdos considerados como discurso de ódio ou que atentem contra as instituições e o Estado Democrático de Direito.

Prisão de Zambelli

Carla Zambelli foi condenada pelo STF por invadir os sistemas do CNJ. Antes da condenação transitar em julgado, a deputada fugiu para a Itália, o que levou sua inclusão na lista de difusão vermelha da Interpol.

Em julho, ela foi presa nos arredores de Roma. Alvo de um processo de extradição, a parlamentar segue detida na penitenciária feminina de Rebibbia, aguardando decisão da Justiça italiana.

Fonte: SBTNEWS
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...