
A reunião entre a Celesc e o Sindicato dos Trabalhadores Eletricitário (Intercel), realizada nesta quinta-feira (25), terminou sem acordo para o fim da greve. A paralisação começou no início da semana após reivindicações de salários melhores e garantia de direitos iguais pelos funcionários.
A greve entrou no quarto dia nesta quinta-feira. As paralisações contam com acompanhamento do Ministério Público (MPSC) desde terça-feira (23), para que os consumidores não sejam prejudicados pela paralisação. O sindicato afirma que pouco mais de 90% da categoria adere à paralisação. A Celesc, por outro lado, afirma que a adesão é de 64%.
Segundo a Celesc, a reunião foi mediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) no processo negocial do Acordo Coletivo de Trabalho 2025/2026. A empresa afirmou que reforça o diálogo e o respeito de greve dos trabalhadores. Afirmou, ainda, que as negociações devem ser retomadas na sexta-feira (26).
Procurado pelo NSC Total, o sindicato também informou que não houve acordo, mas que as negociações continuam na sexta.
O que a Celesc propõe
De acordo com a Celesc, a proposta deles “contempla melhorias concretas nos benefícios e nas condições de trabalho”, incluindo:- ampliação dos valores do vale-alimentação;
- concessão de um vale extra no início de 2026;
- reajuste salarial pelo índice de inflação;
- atualização dos demais auxílios pelo mesmo índice.
MPSC se reuniu com representantes na terça-feira
Na terça-feira, o Ministério Público se reuniu com representantes da Celesc para se inteirar da situação, com informações sobre o número de atendentes em greve, o total de agências abertas e o impacto real no atendimento à população. De acordo com o órgão, a Celesc garantiu que não serão feitos cortes de energia durante a greve e que os atendimentos de urgência continuam.
“Os call centers estão funcionando para receber os interesses dos consumidores. Então, se você tiver algum problema, ele pode ser resolvido por eles ou mesmo pelos totens de algumas agências que estão abertas conforme a regulamentação da concessionária”, afirmou a promotora de Justiça Priscila Teixeira Colombo.
Canais de contato online da Celesc
Aplicativo Celesc (iOS e Android)
WhatsApp: (48) 99860-0067,
Site: www.celesc.com.br
Telefone: 0800 048 0120
Onde encontrar os totens, com serviços como emissão de segunda via e pagamento de faturas com cartão ou via PIX: https://www.celesc.com.br/fale-conosco/locais-e-horarios-de-atendimento