Um resgate da história e memórias que impactam em nosso presente e nos fazem refletir em relação ao futuro. O Museu Histórico Municipal Padre Fernando Nagel, em Maravilha, conta com uma programação que provoca este olhar. Atualmente, três exposições estão disponíveis para visitação, cada uma com seu tema e proposta, mas que despertam novas formas de conhecer a história do município.
Confira os detalhes sobre cada exposição:
19ª Primavera dos Museus: "Museus e mudanças climáticas"

Exposição "Museus e mudanças climáticas". Foto: Tamara Finardi/ O Líder/ WH Comunicações
A iniciativa, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), definiu como tema para este ano o debate "Museus e mudanças climáticas". Integrando esta rede nacional de trabalhos, a exposição preparada em Maravilha reúne registros de extremos climáticos no município. A iniciativa destaca a importância do papel do Museu enquanto agente neste debate. A exposição fica disponível até o dia 10 de outubro.
“O Lugar da Memória”

Exposição “O Lugar da Memória”. Foto: Tamara Finardi/ O Líder/ WH Comunicações
Fotografias e poemas se entrelaçam, retratando histórias e memórias de quem vive em Maravilha. O material está distribuído pelas paredes do museu, com um QR Code que leva para audiodescrição, como proposta da acessibilidade da exposição. “O Lugar da Memória” é um projeto cultural aprovado no chamamento público n.011/2024, PNAB – Fomento às linguagens artístico-culturais. A equipe responsável pelo projeto conta com cinco membros: Douglas Comparin, artista proponente; Alexsandro Schappo, que também atua na execução do projeto e ministrou oficinas de fotografia; Gustavo Deike, responsável pelo conteúdo audiovisual; Diana Heinz, responsável pelo marketing; e Apollo Miguel, que trabalhou com a audiodescrição. A exposição estará aberta para visitação até o final deste ano.
“Fragmentos da Memória”

Exposição: “Fragmentos da Memória”. Foto: Tamara Finardi/ O Líder/ WH Comunicações
A partir da iniciativa e curadoria do diretor do Museu, o historiador Carlos Eduardo Rodrigues, a exposição foi montada através de fotografias e objetos, acompanhados de relatos históricos que contextualizam o cotidiano dos maravilhenses em décadas passadas. É uma exposição própria do Museu Municipal, que aborda a presença do cinema, da fotografia, da educação, a primeira família, a primeira casa, entrelaçados a história da comunidade. A exposição ficará disponível até o final do ano.
Visitação:
Dias: De terça à sexta (abrindo em alguns sábados, conforme divulgação prévia nos canais de comunicação da Prefeitura de Maravilha)
Horário: 7h30 às 11h30 | 13h às 17h