GAECO - 01/10/2025 07:39

GAECO deflagra duas Operações simultâneas para apurar fraudes em concursos públicos e processos seletivos no Extremo Oeste Catarinense

As operações "Electus" e "Papel Marcado" estão cumprindo 44 mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva, oito suspensões do exercício de função pública e uma suspensão de atividade econômica e proibição de participar de licitação.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Gaeco / Divulgação 
Na manhã desta quarta-feira (1º), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), regionais de São Miguel do Oeste e Chapecó, deflagrou a 2ª fase da Operação Electus e a Operação Papel Marcado, em conjunto com a Delegacia de Polícia Civil de Coronel Freitas. As investigações são conduzidas pelas Promotorias de Justiça de Campo Erê e de Xanxerê.
Foto: Gaeco / Divulgação 

As apurações apontam para a atuação de uma empresa organizadora de concursos públicos que teria fraudado certames por meio da manipulação de gabaritos, com indícios de participação de servidores municipais.

Ao todo, estão sendo cumpridos um mandado de prisão em Palmitos e 44 mandados de busca e apreensão em 10 municípios: São Bernardino, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, Campo Erê, Palmitos, São Ludgero, Entre Rios, União do Oeste, Jardinópolis e Marmeleiro (PR). Também foram determinadas a suspensão do exercício da função pública de oito servidores e a suspensão das atividades da empresa investigada.

Continuidade das investigações

As operações desta quarta são um desdobramento da 1ª fase da Operação Electus, realizada em 10 de junho de 2025, em São Bernardino e Palmitos. O objetivo é desarticular o esquema de fraudes que beneficiava candidatos de forma ilícita em concursos públicos e processos seletivos do Oeste catarinense.
Segundo o Ministério Público, as ações buscam apreender documentos e provas, garantindo a lisura dos processos seletivos e a igualdade de condições entre os concorrentes.
Foto: Gaeco / Divulgação 

Mobilização

As operações contam com um efetivo de 137 agentes e 40 viaturas, além da participação direta de seis promotores de Justiça do MPSC, três deles coordenadores do GAECO estadual e regionais. Também atuam em apoio as Polícias Militar e Civil de Santa Catarina, o GAECO do Paraná, o SAERFRON (suporte aéreo) e a Polícia Científica, responsável pela preservação da cadeia de custódia das provas.

Significado dos nomes das operações

O nome “Electus” vem do latim e significa “escolhido” ou “eleito”, em referência ao suposto favorecimento de candidatos predeterminados. Já a “Papel Marcado” faz alusão à manipulação de gabaritos que teriam sido fraudulentamente assinalados para beneficiar participantes específicos.

As investigações tramitam sob sigilo, e novas informações devem ser divulgadas após a publicidade dos autos.

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Ascom
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...