O ministério dos Transportes recebeu o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quarta-feira (1º), para prosseguir com o projeto de acabar com a obrigatoriedade de aulas de autoescola para se obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As informações são da Folha de S. Paulo.
A proposta é de Renan Filho, titular da pasta dos Transportes. Ele argumenta que extinguir a necessidade de frequentar a autoescola vai baratear os custos para tirar a CNH, com redução de até 75% nos preços.
Com o aval de Lula, o Ministério dos Transporte prepara uma audiência pública para debater o tema. Segundo a Folha de S. Paulo, a convocação será feita nesta quinta-feira (2) e terá duração de 30 dias.
"A obrigatoriedade de autoescola criou um sistema excludente e as pessoas dirigem sem carteira, o que é o pior dos mundos. E o presidente Lula está tomando uma decisão importante, porque o que o Brasil tem é exclusão", disse Filho à Folha.
No projeto do ministro, instrutores autônomos e aprovados em concurso do governo federal substituiriam as aulas práticas e teóricas oferecidas pelas autoescolas atualmente.