
O número de inscritos no Concurso Público Nacional Unificado em 2025 caiu 77% em Santa Catarina em relação ao ano anterior. Na primeira edição do concurso unificado, foram 48.406 candidatos catarinenses. Neste ano, o número diminuiu para 11.206.
Os dados são do MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), responsável pela realização do certame, em parceria com a Enap (Escola Nacional de Administração Pública). As provas deste ano acontecem no domingo (5) em oito municípios do estado.
O certame tem reserva de vagas afirmativas e busca proporcionar a democratização do acesso às carreiras públicas, facilitando a participação de pessoas de todas as regiões do país.
Dentre os 11.206 inscritos no CNU em Santa Catarina, 1820 são pessoas negras, 78 são indígenas, 60 são quilombolas e 595 possuem algum tipo de deficiência.
As provas da segunda edição do chamado ‘Enem dos concursos’ acontecem em 22 instituições de oito municípios catarinenses. São eles: Blumenau, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e São José. O bloco mais concorrido no estado é o 5, voltado para vagas na área de Administração, com 2.640 participantes.
Apesar de as oportunidades serem para unidades de órgãos federais com sede no estado, é possível que novos postos regionais sejam abertos futuramente. Segundo o MGI, a definição final das vagas regionais pode ser atualizada conforme as decisões de lotação de cada órgão.
As provas serão realizadas no domingo (5), em 22 instituições de ensino em Santa Catarina, todas elas equipadas com infraestrutura, acessibilidade e segurança. A logística contará com fiscais, aplicadores e equipes de apoio, além do monitoramento nacional coordenado pelo MGI e pela Enap, que acompanharão em tempo real a aplicação das provas.
Assim como ocorre em todo país, as forças de segurança do Estado estão apoiando a realização do CNU em Santa Catarina, tanto no transporte das provas, como nos locais de sua realização. A Universidade Estácio de Sá, em São José, concentra o maior número de candidatos participantes: 3.512. Florianópolis tem o maior número de locais de prova, com oito.
Os portões das instituições abrem às 11h30 e fechamento marcado para às 12h30 (horário de Brasília). A aplicação da prova inicia às 13h, com duração máxima de 5 horas (nível superior) e 3h30 (nível intermediário). O candidato precisa apresentar documento original com foto, seja físico ou digital, para realização do exame.