
A medida foi discutida durante reunião do Fórum PIX e funciona da seguinte forma: sempre que houver suspeita fundamentada de fraude, as instituições marcam o CPF/CNPJ e a chave PIX do usuário em questão.
Transações: Após a marcação ser feita, o usuário não poderá mais iniciar nem receber transações através das contas vinculadas ao CPF/CNPJ e à chave bloqueada.
Nesta semana, as instituições financeiras também implementaram uma nova funcionalidade que permite ao cliente contestar transações fraudulentas diretamente pelo aplicativo, sem a necessidade de contato humano.
A marcação é realizada através da criação de uma notificação de infração nos sistemas do Banco Central, e todas as instituições participantes do PIX têm acesso a essa informação.
PIX Rejeitado: Se o PIX não foi concluído (rejeitado pelo banco do recebedor), o banco onde o suposto fraudador tem conta pode criar a marcação sem a necessidade de aceitação do banco do pagador.
Com Devolução de Valores (MED): Se a intenção for devolver os recursos à vítima, o banco do pagador cria uma notificação de infração para solicitar a devolução. Nesse caso, o banco do fraudador (recebedor) precisa confirmar a notificação, seguindo os prazos e procedimentos do Mecanismo Especial de Devolução (MED).

