"vítimas de maus-tratos" - 05/02/2026 16:28

Denúncia leva polícia a encontrar cães sem água e presos a correntes no Oeste

Morador não estava na propriedade, mas foi identificado e vai responder por maus-tratos
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Animais receberam assistência no local (Foto: Polícia Militar)

A Polícia Militar flagrou dois cães vítimas de maus-tratos, sem água e presos a correntes, na tarde de quarta-feira, dia 4, no bairro Meneguetti, em Formosa do Sul, no Oeste catarinense.

A PM foi até o local após denúncias de moradores, indicando que havia animais em situação de abandono na residência. A polícia constatou que ambos dependiam de água da chuva para sobreviver. Um dos animais estava com a corrente enrolada na base do abrigo, o que o impedia de se movimentar adequadamente.

A equipe policial realizou o manejo imediato, desenrolando o animal e fornecendo água para ambos. O proprietário do imóvel não estava presente no momento da abordagem, mas foi identificado por meio de informações de vizinhos e será notificado para prestar esclarecimentos.

O que diz a Lei 

A Polícia Militar reforça que a Lei Federal 14.064/2020 endureceu as punições para quem pratica crimes contra cães e gatos. Atualmente, a pena prevê reclusão de 2 a 5 anos, além de multa e a proibição da guarda de animais. Além da agressão física direta, o descaso com as necessidades básicas também configura crime.

O que é considerado maus-tratos:

• Manter o animal permanentemente preso a correntes ou cordas;

• Privação de alimento diário e água limpa;

• Falta de assistência veterinária em casos de doença ou ferimentos;

• Exposição ao sol, chuva ou frio sem abrigo adequado;

• Manutenção em locais sem higiene ou ventilação.

Fonte: Oeste Mais
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...