
A Polícia Civil de Santa Catarina passou a contar com fuzis de precisão de padrão internacional, tornando-se a primeira do país a adotar equipamentos do mesmo nível utilizados pelo Comando de Operações Táticas (COT) da Polícia Federal. A medida integra a estratégia do Governo do Estado para ampliar a capacidade operacional das forças de segurança e manter Santa Catarina como referência nacional no setor.

Entre os novos armamentos está o modelo Cadex/Kraken, reconhecido internacionalmente pela alta precisão e desempenho em operações táticas. Além disso, também foi incorporado o ARAD, outro equipamento de elite amplamente utilizado por forças de segurança ao redor do mundo.
Ao todo, mais de 443 fuzis estão sendo distribuídos em diversas regiões do estado, com investimento aproximado de R$ 6,3 milhões. Segundo o governador Jorginho Mello, a iniciativa visa garantir que as forças policiais estejam sempre à frente da criminalidade.
“Mais de 400 unidades estão sendo distribuídas por todo o estado. O nosso investimento é para que a nossa segurança esteja sempre um passo à frente do crime. E não ao contrário. É por isso que somos o estado mais seguro do Brasil”, afirmou.
Coordenado pela Delegacia-Geral, o plano de modernização amplia a capacidade de atuação da Polícia Civil tanto no policiamento cotidiano quanto em operações de maior complexidade. No caso dos fuzis de precisão, o foco está em situações críticas, onde fatores como distância e visibilidade exigem máxima eficiência e controle.
Os novos equipamentos também se destacam pela versatilidade. O sistema bicalibre presente nos fuzis de precisão permite adaptações conforme a necessidade da missão, contribuindo para a otimização de recursos, padronização de treinamentos e maior durabilidade do armamento.
De acordo com o delegado-geral Marcelo Sampaio Nogueira, o investimento em tecnologia de ponta é uma decisão estratégica para fortalecer a instituição.
“Dotar o policial catarinense com o que há de mais moderno no mundo eleva o nível de proteção da sociedade e garante que a Polícia Civil esteja sempre um passo à frente de qualquer ameaça criminal”, destacou.
A iniciativa reforça o posicionamento de Santa Catarina como um dos estados com melhores indicadores de segurança pública no país, aliando investimento em inteligência, integração das forças e modernização tecnológica no enfrentamento ao crime organizado.

