participação de 600 alunos - 03/06/2026 17:42 (atualizado em 03/06/2026 18:02)

Palestra de enfrentamento ao bullying em Maravilha une Defensoria Pública, MPSC, OAB e Administração Municipal

A iniciativa contou com um trabalho interinstitucional diante da necessidade de ampliar o debate sobre o bullying nas escolas e fortalecer ações de conscientização entre os estudantes.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Tamara Finardi/ WH Comunicações/ Líder

Nesta quarta-feira (3), estudantes do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino de Maravilha participaram de palestras voltadas à conscientização e ao enfrentamento do bullying. A ação reuniu cerca de 600 alunos das escolas CEV Raymundo Veit, CE Monteiro Lobato e CEMI Mundo Infantil (CAIC), no auditório do Centro de Cultura. Realizada em dois turnos, a atividade proporcionou aos estudantes um momento de reflexão e aprendizado sobre desafios presentes no cotidiano escolar, incentivando atitudes de respeito, empatia e convivência saudável.

A iniciativa partiu da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, atendendo a uma demanda das unidades escolares diante do crescente número de casos registrados no ambiente escolar. A palestra foi idealizada em parceria com três instituições que atuam no município: o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Defensoria Pública e a Subseção da OAB de Maravilha.

Foto: Tamara Finardi/ WH Comunicações/ Líder

A palestra contou com a participação da promotora de Justiça Karen Damian Pacheco Pinto, da defensora pública Lisiane Beatriz Wickert e da presidente da OAB Subseção de Maravilha, advogada Taísa Von Borstel. Durante o encontro, elas abordaram temas essenciais para a construção de ambientes escolares mais seguros e acolhedores, como o combate ao bullying, o respeito às diferenças, a responsabilidade pelos próprios atos e a importância da empatia nas relações sociais. Outro tema abordado na oportunidade foi o cyberbullying.

Ao final da programação, as palestrantes responderam a algumas perguntas elaboradas pelos estudantes em atividades realizadas previamente em sala de aula - foram recebidas cerca de 200 intervenções escritas pelos alunos. Os alunos também tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e compartilhar reflexões sobre o tema.

Foto: Tamara Finardi/ WH Comunicações/ Líder

Como encerramento, foi lançada uma provocação aos participantes: “Como podemos acabar com o bullying?”. A proposta serviu como convite para que cada estudante refletisse sobre seu papel na construção de uma cultura de paz dentro e fora da escola.

“A Administração Municipal e a Secretaria de Educação agradecem a disponibilidade e o comprometimento das profissionais envolvidas, que contribuíram significativamente para a formação dos estudantes e para o fortalecimento de uma cultura de respeito e paz no ambiente escolar”, destacou a Secretaria de Educação.

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Tamara Finardi/ WH Comunicações/ Líder
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...