inclusão - 01/10/2026 14:06 (atualizado em 01/10/2026 15:47)

Profissionais da educação participam de Seminário de Modalidades Paralímpicas em São Miguel do Oeste

Atividade foi acompanhada por coordenador que integra o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Foto: Divulgação
O Seminário de Modalidades Paralímpicas segue proporcionando importantes vivências no Oeste catarinense. Na quarta-feira (30), a atividade reuniu cerca de 38 participantes, entre professores e estagiários da região, na capacitação realizada na Unoesc em São Miguel do Oeste. A iniciativa integra o programa da Educação Paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e está sendo realizada em parceria com o Centro de Referência Paralímpica de Maravilha. 

Os participantes tiveram a oportunidade de ampliar conhecimentos acerca das modalidades de bocha e atletismo. A capacitação foi dividida em atividades teóricas e práticas, ministradas pelos professores Laís Cavalcanti e Rodrigo Canfora, além de contar com as contribuições de atletas que já competem nas modalidades. 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
David Farias Costa, campeão brasileiro no futebol de cegos, pedagogo e atualmente coordenador do Programa de Educação Paralímpica no CPB, acompanhou o seminário. Em entrevista à reportagem, destacou a importância de gestores incentivarem profissionais de educação à buscarem informações sobre esportes paralímpicos, e que o CPB possui uma plataforma com conteúdos gratuitos. Assim como o esporte fez toda a diferença em sua vida, David ressalta que a atividade física cumpre um papel importante na inclusão e amplia as oportunidades para as pessoas com deficiência. 

São Miguel do Oeste é um dos municípios que possui polo do Centro de Referência Paralímpico de Maravilha. Atualmente, o polo conta com o trabalho de professores voluntários. Para o supervisor do Centro de Referência Paralímpica em Maravilha, Douglas Lago, a oferta do seminário foi positiva, onde os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar o conhecimentos acerca das modalidades paralímpicas, e assim poderão levar estes ensinamentos para as escolas onde atuam. Paralelamente, esta rede de conhecimento também irá fortalecer o Centro de Referência.

Foto: Divulgação
Em São Miguel do Oeste, o seminário também contou com a parceria da Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, do Governo de Santa Catarina, através da Coordenadoria Regional de Educação de São Miguel do Oeste, e a Unoesc. Já o município de Maravilha, recebeu o treinamento na terça-feira (29), com apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer e da Coordenadoria Regional de Educação do Município. 
Foto: Divulgação

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Tamara Finardi/ WH Comunicações/ Líder
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...