Um homem de 26 anos, natural do Estado do Maranhão, foi preso preventivamente, no fim da tarde da quinta-feira (30), por diversos roubos em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. Segundo a Polícia Civil, ele é membro de uma facção criminosa nacional. A prisão ocorreu por meio da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos.
Conforme a investigação, alguns dos furtos foram em casas e outros em estabelecimentos comerciais e empresas. Os crimes ocorreram nos meses de fevereiro e março deste ano.
Na tarde da quinta-feira, por volta das 15h45, o homem, com um revólver, assaltou um estabelecimento comercial de venda de veículos. Conforme a polícia, ele anunciou o roubo, amarrou a vítima e furtou dinheiro, aparelho celular e um carro, com o qual fugiu.
Os policiais só foram informados do crime no fim da tarde, mas com base em imagens do local, identificaram o suspeito, que já era investigado por pelo menos outros sete crimes de roubo em Chapecó, além de um realizado em Xaxim, no dia 9 de março.
Durante buscas, os policiais localizaram o suspeito entrando em um supermercado, no centro da cidade, apenas 40 minutos após o início da procura. O homem foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Chapecó.
Sobre os crimes
Em um dos primeiros crimes praticados, no dia 04 de fevereiro, o suspeito, na companhia de outros dois homens, todos armados, entraram em uma casa localizada na linha Cachoeira, e anunciaram o roubo. Eles fizeram um casal refém por cerca de uma hora e furtaram dinheiro, arma de fogo e celulares.
Durante outro roubo, no dia 13 de março, o suspeito, agora na companhia de outro homem, também usando um revólver, invadiu um imóvel localizado no distrito de Marechal Bormann. Na ocasião, ele anunciou o roubo, e fez mãe e filha de reféns e roubou um revólver, dinheiro e celulares.
Enquanto realizavam o crime, os suspeitos viram dois veículos de transporte escolar transitando pelo local e roubaram, sob ameaças, pertences dos motoristas que transportavam crianças entre 05 a 07 anos.
Para fugir do local, os criminosos abandonaram a motocicleta que estavam e roubaram um carro de um casal. Segundo a Polícia Civil, na sexta-feira (24) o investigado, na posse de um revólver, anunciou um roubo a um segurança. A vítima deixava o trabalho e teve a arma de fogo e a motocicleta roubados.
O homem já tinha contra si outras medidas cautelares. Os inquéritos policiais estão em andamento e serão concluídos no prazo determinado.