A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que os hospitais de Santa Catarina registram crescimento na procura por atendimentos diante do aumento de doenças sazonais, como dengue e doenças virais e respiratórias. Dados apontam que cerca de 50% dos atendimentos são de pacientes classificados como de baixa prioridade (verde). O aumento na procura ocorre em todas as regiões.
Uma portaria do Estado definiu a ampliação do horário estendido de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) até às 22h, para atender a demanda das doenças sazonais que procuram hospitais. A portaria determina também a ampliação de equipes nas UBS, UPAS e serviços de emergência de toda Santa Catarina. As mudanças devem custar R$ 10 milhões.
Além disso, também foi publicado o decreto de situação de emergência em saúde pública nos hospitais da Grande Florianópolis. Entre as obras previstas estão a ampliação e a construção de uma nova emergência no Hospital Infantil Joana de Gusmão, além de mais 20 leitos de UTI para o mesmo hospital. Na Maternidade Carmela Dutra, a proposta é também ampliar os leitos de UTI. Já no Hospital Regional os planos são para uma nova emergência, com a ampliação da estrutura atual.