Foram identificadas as três pessoas mortas na manhã desta sexta-feira (4) em um grave acidente na BR-470, em Blumenau. São Luis Orlando Thorowski, 50 anos, Júlio César Silva da Cruz, 34, e Altair Doarte, 32. Eles eram da mesma família e estavam a caminho do trabalho quando houve a colisão, conforme relato de uma familiar ao Santa.
Os três são naturais de Guarapuava, no Paraná, mas vieram para Santa Catarina há cerca de 10 anos em busca de empregos melhores. Eles moravam em Blumenau e atualmente trabalhavam na construção de um prédio em Balneário Piçarras. De acordo com Jayne Lemes, os parentes estavam muito felizes com o emprego no Litoral Norte e faziam diariamente o trajeto onde ocorreu o acidente.
Altair, cunhado de Jayne, deixa uma filha de 7 anos e um menino de 1 ano. Júlio também tinha uma filha de 7 anos e um filho de 3. Luis era o pai de criação de três outras vítimas da colisão na BR-470 e que estão internados em Blumenau e Gaspar. Um, inclusive, está em estado grave intubado.
Feridos
Todas as pessoas na van estavam trabalhavam na construção de um prédio da Construtora Garlini, de Blumenau. Um dos donos da empresa também se feriu e na tarde desta sexta-feira (4) seguia hospitalizado. A reportagem fez contato com a família, que preferiu não se manifestar.Além das três mortes, outras oito pessoas do utilitário se feriram e precisaram de atendimento médico. Duas permanecem na UTI do Hospital Santa Isabel, quatro no Hospital Santo Antônio e um no Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Gaspar.
Uma vítima foi liberada.
O acidente
O acidente aconteceu por volta das 6h, perto da empresa Segala’s, em Blumenau. A van seguia sentido ao litoral quando invadiu a pista contrária e bateu de frente em um caminhão carregado de grão que ia para Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí.Anderson dos Santos dirigia o caminhão e contou que estava vindo do Mato Grosso. Segundo ele, a falta de sinalização do trecho — que está em obras — pode ter contribuído para o acidente. Conforme o motorista, não foi possível desviar porque as pistas da esquerda em obras são mais elevadas.