A Stellantis acaba de confirmar o lançamento do Jeep Cherokee na versão híbrida 4Xe. Trata-se do segundo modelo eletrificado da marca para a reestreia do SUV médio nos EUA (grande para os padrões brasileiros) com motor híbrido de 380 cv.
Como em seu país de origem a versão híbrida tem uma motorização, não é dificil especular sobre a solução propulsora do Cherokee 4xe. Ele terá o motor 2.0 Hurricane T4 usado aqui na Ram Rampage de 273 cv combinado com um motor gerador e outro motor elétrico auxiliar de 136 cv resultando em potência combinada de 380 cv com 64 kgfm de torque e tração 4X4.
As baterias de 17 kwh terão pouca autonomia no modo elétrico, mas a promessa é de um consumo de 23,8 km/l considerando o padrão americano e uma gasolina pura ou com pouco etanol.
A Jeep não trouxe muitos dados técnicos no seu comunicado de imprensa. Se limitou a dizer que "um carro que já era uma referência de luxo e tecnologia no universo automotivo chega ainda mais inovador ao país em termos de desempenho, conforto e funcionalidades excepcionais, ao mesmo tempo que mantém o seu legado como o SUV mais premiado de todos os tempos, com a sua lendária capacidade 4X4, estilo incomparável, melhor desempenho em estrada e um novo projeto de interior e exterior".
O preço deverá ser revelado apenas na ocasião do lançamento. Nos Estados Unidos ele custa US$ 60 mil, cerca de R$ 310 mil em valores convertidos. Aqui certamente deverá ficar acima dos R$ 360 mil. Mas trata-se de uma mera especulação. O Cherokee ficará acima do Compass 4Xe, que hoje custa R$ 294 mil, sendo o importado da Europa diferente da versão flex e turbinada que é produzida no Brasil.