A ferramenta de tradução de idiomas Google Tradutor foi atualizada pelo Google, e agora pode traduzir até 233 línguas, dobrando a capacidade do serviço online.
Antes, a ferramenta traduzia 133 idiomas; agora, o Google acrescentou mais 110. E isso foi possível devido à implementação do 'grande modelo de linguagem' (LLM) PaLM 2, antecessor aos sistemas de IA Bard e Gemini.
“[As] línguas têm uma imensa quantidade de variação: mudanças regionais, dialetos, diferentes padrões de fala. Na verdade, muitas línguas têm zero forma padronizada, então é impossível escolher uma variação ‘certa’”, diz um trecho do comunicado do Google.
O LLM ajudou o aplicativo a traduzir idiomas próximos às línguas maternas, dialetos e variações, como o cantonês, que difere do mandarim na China, e era uma das línguas mais aguardadas na plataforma.
“O cantonês normalmente se sobrepõe ao mandarim, sobretudo na parte escrita. E é bem difícil encontrar dados e treinar modelos de linguagem nesse contexto", avalia Isaac Caswell, engenheiro de software e chefe de pesquisa do Google.
Um quarto das novas línguas atualizadas vem do continente africano e, segundo a Big Tech, a novidade deve alcançar mais de 614 milhões de pessoas, ou seja, 8% da população mundial.
“Nossa abordagem tem sido priorizar as variações mais comuns de cada língua. Por exemplo, o idioma Romani possui muitos dialetos em toda a Europa. Nossos modelos produzem textos que são mais próximos do ‘Vlax Romani’ sulista, uma variação comumente utilizada na internet. Mas ele também mistura elementos de outras variações, como o Romani dos Bálcãs ou o Vlax do norte.”, diz o comunicado.
O Google também ressalta que, em breve, deve adicionar mais línguas ao seu serviço.