O primeiro caminhão elétrico da Scania já tem data para desembarcar no Brasil: janeiro de 2026. Mas esse tipo de tecnologia para um veículo comercial ainda é um grande desafio. O Scania 30G 4×2 é produzido na Suécia e foi exibido no Brasil durante a Fenatran (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas), em novembro passado.
O cavalo mecânico tem motor elétrico de 410 cavalos de potência posicionado no centro do chassi e dois packs de bateria de 416 kWh, o que é suficiente para fazê-lo rodar entre 250 e 300 quilômetros. Ele tem capacidade de carga de até 66 toneladas. O preço estimado é de R$ 2,5 milhões.
Por ter uma autonomia limitada, a ideia é que esse cavalo mecânico sirva para aplicações em uso urbano e centros expandidos, na penúltima ou última etapas de entrega. A Scania, por sua vez, terá tempo para estruturar com os clientes a rede de recarga, um dos principais entraves para o aumento de comercialização de veículos elétricos no Brasil.
A baixa autonomia em um país de dimensões continentais como o Brasil é um dos limitadores desse tipo de tecnologia: além da falta de infraestrutura, os caminhões elétricos precisam rodar mais do 250 quilômetros por dia. Por isso essas primeiras unidades da Scania serão voltadas a entregas urbanas.
VWCO já produz caminhão elétrico no Brasil
Além de modelos elétricos importados da chinesa JAC Motors, o Brasil já possui uma fábrica de caminhões elétricos: o VW e-Delivery, produzido pela Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) em Resende (RJ), foi lançado em 2021 e este ano deve encerrar com a entrega de 100 unidades.
Uma nova versão mais eficiente com novo motor e bateria atualizada será lançada em 2025. Durante a Fenatran, a marca apresentou a segunda geração com um modelo de 11 toneladas com novo motor elétrico de 280 kW. O modelo vem com opções de três ou seis packs de bateria, que proporcionam até 250 quilômetros de autonomia.
Desde seu lançamento a VWCO já vendeu cerca de 400 unidades do caminhão elétrico. Boa parte foi adquirida pela Ambev. Atualmente, conforme o pack de bateria, o e-Delivery custa em torno de R$ 900 mil.