Foto: Eduardo Valente/GOVSC / soldado Luan Westfall
Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (7), o Governo do Estado repassou ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) 15 novas viaturas para atendimento à população. A entrega dos veículos foi realizada pelo governador Jorginho Mello ao subcomandante-geral, coronel Jefferson de Souza, na sede da Defesa Civil estadual.
As caminhonetes 4×4 da marca Nissan Frontier custaram R$ 4,3 milhões, e foram adquiridas através da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. Elas serão destinadas aos 15 Grupos de Respostas a Desastres do Corpo de Bombeiros Militar, garantindo uma viatura para cada batalhão existente no estado, atendendo todas as regiões catarinenses. Os novos veículos integraram as guarnições de Florianópolis/Trindade, Curitibanos, Rio dos Cedros, Turvo, Lages, São Carlos, Balneário Barra do Sul, Garopaba, Major Vieira, Palhoça/Pinheira, Joaçaba, São Miguel do Oeste, Tijucas, Xanxerê e Rio do Sul.
Foto: Eduardo Valente/GOVSC / soldado Luan Westfall
Os veículos substituirão aqueles utilizados em operações de salvamento no Rio Grande do Sul e no combate aos incêndios florestais no Mato Grosso do Sul, que sofreram diversas avarias. "Os veículos serão utilizados principalmente nos nossos grupos de resposta a desastres. Elas serão alocadas em todo o Estado de Santa Catarina, uma em cada batalhão. Essas viaturas são extremamente importantes porque, em momentos de desastres, precisamos de equipamentos que permitam que o bombeiro acesse locais difíceis e remotos. Viaturas com essas características têm uma importância especial", explicou o coronel Jefferson de Souza.
Com a frota modernizada, o Corpo de Bombeiros Militar poderá realizar, de maneira mais ágil e eficiente, operações de socorro, resgate e salvamento em cenários de desastres naturais, como enchentes e deslizamentos de terra. A versatilidade e a mobilidade garantidas por esses veículos são fundamentais para que as equipes cheguem rapidamente ao local do incidente, proporcionando assistência imediata à população afetada.
Os novos veículos já foram entregues a cada um dos batalhões e estão prontos para entrar em operação. Também estiveram presentes no ato o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza; o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Graff; o deputado estadual Mário Motta; o presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing; o diretor do BRDE, Mauro Mariani; o delegado adjunto da Polícia Civil, Nilson Luís de Oliveira Cézar; e a perita-geral da Polícia Científica de Santa Catarina, Andressa Boer Fronza.