TEMPORAIS NO LITORAL - 17/01/2025 13:43

Primeira morte devido às chuvas em SC é confirmada pelos bombeiros

Pescador de 72 anos estava desaparecido desde a quarta-feira após não retornar de um rancho de pesca em Governador Celso Ramos.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Coredec/Itajaí e Redes Sociais

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) confirmou nesta quinta-feira (17) a primeira morte devido às fortes chuvas que atingem o estado. Um homem de 72 anos, desaparecido desde a quarta-feira após não retornar de um rancho de pesca em Governador Celso Ramos, foi encontrado sem vida no costão da Praia de Caravelas.

As buscas, iniciadas ainda na data de ontem, foram intensificadas durante a manhã e terminaram com o corpo encontrado.

Entre a quinta e sexta-feira, foram atendidas 366 ocorrências em 27 municípios, com assistência prestada a 2.007 pessoas. As áreas mais afetadas continuam sendo as regiões da Grande Florianópolis e do Litoral Norte.

O maior volume de atendimentos foi registrado no litoral a nortel do Estado, nos municípios de Balneário Camboriú, Camboriú e Itapema.

O CBMSC está atuando em diferentes frentes de ação. Ainda há atenção às ocorrências na região da Grande Florianópolis, onde apresenta grande volumes de chuva e os atendimentos estão concentrados em resgates de vítimas ilhadas, e desobstrução de vias, além de apoio aos outros órgãos.

Já na região de Balneário Camboriú, onde os volumes de chuva reduziram neste momento, o trabalho começa a ser focado na reabilitação da cidade, para que tão logo os cidadãos retomem a normalidade.

“Neste momento estamos trabalhando em duas situações, primeiramente concentrados no pronto-atendimento a população afetada, com todo o nosso efetivo empenhado nos resgates e salvamentos. Mas também já estamos mobilizados no apoio à recuperação das áreas afetadas, com nossos caminhões auto-tanque já encaminhados para apoio aos municípios afetados”, destacou o coronel Jefferson de Souza, SubComandante-Geral do CBMSC.

Advertências Importantes à População

O CBMSC alerta para os riscos de acidentes e reforça a necessidade de atenção às seguintes situações:
Consertos de Telhados: Evitar subir em telhados danificados sem a devida segurança, pois quedas são frequentes em situações de emergência.

Fiação Elétrica Exposta: A água da chuva pode causar curto-circuitos e choques elétricos. Não toque em fios caídos ou estruturas metálicas próximas à rede elétrica.

Crateras e Bueiros: Evite caminhar ou dirigir em ruas alagadas. Buracos e bueiros podem estar escondidos pela água, representando um grave risco de queda.

Áreas de Encostas: Fique atento a sinais de deslizamento, como rachaduras no solo ou em paredes, inclinação de árvores ou postes e sons de estalos. Em caso de risco, saia imediatamente da área e entre em contato com as autoridades.

Números Gerais e Ocorrências das chuvas em SC

- 366 ocorrências registradas deste evento de chuvas;
⁠- 27 municípios atendidos;
- 2.007 pessoas atendidas.

Recursos mobilizados:

- 273 bombeiros militares e comunitários;
- 80 viaturas;
⁠- 42 embarcações.

Destaques regionais das chuvas em SC

Governador Celso Ramos: 700 funcionários foram resgatados de uma empresa às 22h, em Governador Celso Ramos. Para o resgate foi feita uma linha da vida para os funcionários pudessem se deslocar até um lugar seguro.

Em Florianópolis Na manhã desta sexta-feira, ocorreu o resgate de mãe e filho que estavam ilhados em um veículo no Campeche.

Destaque em Camboriú, uma gestante em trabalho de parto precisou ser resgatada após ficar ilhada sobre o teto de um veículo. A equipe do CBMSC realizou o resgate e providenciou o encaminhamento da paciente para atendimento médico, após o nascimento da criança. Trabalho também de resgate de animais.

Forças-Tarefa em Ação

Para atender à alta demanda das chuvas em SC, foram mobilizadas cinco Forças-Tarefa (FTs), oriundas de Itajaí, Blumenau, São José, Florianópolis e Balneário Camboriú.

Fonte: SCC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...