Em junho, enquanto os carros novos ficaram 2,76% mais baratos com os incentivos do governo, o preço dos veículos usados caiu 0,93%. A baixa dos zero-km resultou no maior impacto individual para a deflação apurada no mês, de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O presidente da Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), Enilson Sales, destaca que o movimento atingiu especificamente os seminovos do mesmo segmento do programa e apenas intensificou a tendência de queda dos preços apurada desde fevereiro pelo IPCA.
"O programa meteórico do governo impactou, durante o período em que vigorou, os carros do mesmo segmento e que competiam com os zero-quilômetro contemplados, aqueles com preço abaixo de R$ 120 mil, que tinham peças e um percentual de nacionalização e eram movidos a etanol", diz Sales.
Ao comparar os anúncios de três dos modelos líderes em desconto, o impacto é mais evidente. Os modelos novos do Renault Kwid, Fiat Argo e Fiat Mobi apresentaram redução de, respectivamente, R$ 8.000 (-13%), R$ 6.900 (-10%) e R$ 4.510 (-7%) com os estímulos fornecidos pelo governo no mês de junho.
De acordo com os números da Data OLX Autos, o preço dos modelos de 2022 do Kwid caiu 2% entre os vendedores profissionais e 3% entre os demais anunciantes. Em ambos os casos, a redução foi de R$ 1.000.
No caso do Argo, a queda foi de 2% em anúncios profissionais (-R$ 1.600) e de 1% (-R$ 730) no grupo que inclui as pessoas físicas. O impacto é semelhante ao apurado no valor do Mobi, que apresentou reduções de 3% (-R$ 1.600) e 2% (-R$ 1.080), respectivamente.
Sobre os modelos usados, o presidente da Fenauto explica que o segmento tem menor sensibilidade aos preços e, por isso, não refletiu os incentivos do governo. "O mercado de velhinhos, formado por veículos com mais de 13 anos de fabricação, basicamente não foi afetado, tanto em preço quanto em volume de vendas", analisa.