

A coordenação do programa Parlamento Jovem, uma iniciativa da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, está visitando as escolas das redes municipal, estadual e particular do município nesta semana para divulgar o processo eleitoral da edição de 2025. As inscrições para os jovens interessados em participar estão abertas e seguem até o próximo dia 20 de maio.
Podem se inscrever estudantes com idade entre 12 e 16 anos. As inscrições devem ser realizadas diretamente nas unidades escolares, mediante a autorização dos pais e/ou responsáveis.
A vereadora Silvia Kuhn, coordenadora do programa, relatou que a Comissão do Parlamento Jovem tem sido muito bem acolhida pelas instituições de ensino. Ela destacou que "o envolvimento de professores, coordenadores e diretores é fundamental para o sucesso do programa e para motivar a participação de mais jovens".
“O Parlamento Jovem vem para despertar nos educandos o senso crítico e o entendimento sobre os direitos de cidadania e a responsabilidade para com os valores sociais, éticos e culturais. Além de orientar a juventude sobre as funções dos poderes públicos, em especial, o Poder Legislativo”, comentou a vereadora sobre os objetivos da iniciativa.
Silvia Kuhn reforça que a eleição dos jovens parlamentares será realizada no dia 28 de maio, de forma digital, diretamente nas unidades escolares que possuem estudantes na faixa etária contemplada pelo programa. Todos os alunos do ensino fundamental II (anos finais) e do ensino médio terão o direito de votar.
“Esta é uma importante oportunidade para que os jovens se capacitem, exerçam sua cidadania, melhorem a oratória, adquiram conhecimento e se tornem sujeitos ativos na comunidade”, concluiu a coordenadora.
Mais informações sobre o programa Parlamento Jovem podem ser obtidas pelo telefone (49) 3622 1154 ou através do e-mail [email protected].