
A Polícia Militar de Santa Catarina, por meio do 11º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (11º BPM/Fron), emitiu um alerta à população de São Miguel do Oeste e região diante do aumento de ligações indevidas para a Central de Emergência 190, os chamados trotes.
Segundo a PM, as chamadas falsas comprometem o atendimento de ocorrências reais e podem colocar vidas em risco, já que ocupam linhas e mobilizam equipes que poderiam estar atendendo situações urgentes. São considerados trotes pedidos de socorro inexistentes, informações falsas sobre crimes ou emergências e ligações sem necessidade real ao número 190.
Como exemplo recente, a Polícia Militar informou que, no último mês, um homem de 54 anos foi identificado realizando diversas solicitações indevidas à Central de Operações da Polícia Militar (COPOM), responsável pelo atendimento de São Miguel do Oeste e de outros 34 municípios do Extremo Oeste catarinense. Diante da situação, foi instaurado um Termo Circunstanciado, e o autor responderá judicialmente pelo crime.
A Polícia Militar reforça que o uso consciente do serviço é um ato de cidadania. Emergência não é brincadeira: trote atrapalha, é crime e pode custar vidas.

